1
resposta

[Dúvida] Qual curso é sugerido para aprender a fazer um programa que interage com um site?

Trabalho no financeiro de uma empresa e gostaria de fazer um programa que automatizasse um dos meus processos, Que no casso é o agendamento de GNREs no banco Bradesco, cujo eu possuo uma lista no Excel do códigos de barras que eu tenho que ficar copiando e colando no site do banco do Bradesco em torno de 50 vezes por dia, tem algum curso ou cursos que ensinam a fazer um programa que fazer um que interaja com minha planilha e com o site do banco ?

1 resposta

Olá, Rafael! Como vai?

Que interessante o seu projeto de automação! Para criar um programa que interaja com uma planilha do Excel e um site, você pode explorar algumas áreas de estudo, como automação de processos com Python e web scraping.

1. Python para Automação: Python é uma linguagem de programação bastante utilizada para automação de tarefas. Você pode procurar cursos que ensinem a usar bibliotecas como pandas para manipular dados em Excel e selenium ou requests para interagir com sites. O Selenium, por exemplo, é uma ferramenta poderosa para automatizar a navegação em sites, simulando cliques e preenchimento de formulários.

2. Web Scraping: Embora seu foco não seja extrair dados, mas sim interagir com o site, cursos de web scraping podem oferecer uma boa introdução às bibliotecas e técnicas necessárias para automatizar a interação com sites.

3. Macros no Excel e VBA: Embora não seja uma linguagem de programação como Python, o VBA (Visual Basic for Applications) pode ser usado para criar macros no Excel que automatizam a interação com outros aplicativos, incluindo navegadores.

Recomendo que veja o Alura+ Power BI: Web Scraping e tratamento de dados que aborda de forma prática o Web Scraping e recomenda cursos complementares.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.