1
resposta

[Dúvida] Qual computador eu devo comprar

Oi pessoal!
Estou começando na programação e não sei qual computador comprar para iniciar.
Gostaria de uma máquina que seja boa para aprender, rodar IDEs e fazer pequenos projetos, mas sem gastar muito.
Vocês poderiam me indicar algumas opções boas e confiáveis, ou o que devo priorizar (processador, RAM, SSD, etc.)?
Muito obrigada desde já
Apple MacBook ou Windows?

1 resposta

Oii, Kathleeryn!

Que alegria ver você começando essa jornada no mundo da programação. É normal ter essa dúvida, pois o computador é sua principal ferramenta de trabalho.

Pra quem está iniciando, não é necessário investir em uma máquina de altíssimo custo. O foco deve ser o equilíbrio para que o sistema rode sem travamentos enquanto você estuda e coda.

O que priorizar no hardware:

Ao analisar as especificações, recomendo seguir esta ordem de importância:

1. Memória RAM: Este é o ponto mais sensível para programadores. Navegadores com muitas abas abertas e IDEs (como o VS Code ou IntelliJ) consomem bastante memória.
  • Mínimo: 8 GB.
  • Recomendado: 16 GB (ou um modelo que permita expansão futura).
  1. Armazenamento (SSD): O SSD faz o computador ligar em segundos e abre os programas com rapidez.
  • Mínimo: 256 GB.
  1. Processador: Ele é o cérebro da máquina.
  • Windows: Procure por Intel Core i5 ou AMD Ryzen 5 (de gerações mais recentes, como 11ª da Intel ou série 5000 da AMD em diante).
  • Mac: Se optar pela Apple, os processadores da linha M1, M2 ou M3 são excelentes.
  1. Tela: Como você passará muito tempo lendo código, uma tela Full HD (1920x1080) com painel IPS ajuda a não cansar tanto a vista e oferece cores melhores.

MacBook ou Windows?

A escolha depende do seu orçamento e do que pretende desenvolver:

• Windows: Oferece o melhor custo-benefício. Você encontra ótimas máquinas de marcas como Dell, Lenovo, Acer e ASUS por preços menores. É versátil para quase todas as áreas da computação.
  • MacBook: São aparelhos com construção impecável e bateria de longa duração. São a escolha padrão se você deseja desenvolver especificamente para o ecossistema Apple (apps para iPhone ou Mac). Mas, o preço no Brasil costuma ser bem elevado.

Espero que essas informações ajudem na sua decisão. Bons estudos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!