Tenho 18 anos de experiencia em gerenciamento de projetos e quero tirar uma certificação esse ano, considerando as novas técnicas e metodologias, qual a melhor opção hoje para realizar esse investimento, considerando que todas tem um custo alto.
Tenho 18 anos de experiencia em gerenciamento de projetos e quero tirar uma certificação esse ano, considerando as novas técnicas e metodologias, qual a melhor opção hoje para realizar esse investimento, considerando que todas tem um custo alto.
Olá, Eliana! Que legal ver seu interesse em continuar se atualizando, mesmo com tanta experiência na área de gerenciamento de projetos.
A escolha da certificação depende muito do seu objetivo e do contexto em que você está inserida. No entanto, vou te apresentar algumas opções que estão em alta no mercado atualmente:
PMP (Project Management Professional): É uma das mais reconhecidas e respeitadas certificações em gerenciamento de projetos. É oferecida pelo PMI (Project Management Institute) e abrange uma ampla gama de tópicos de gerenciamento de projetos.
Agile Certified Practitioner (PMI-ACP): Também oferecida pelo PMI, essa certificação é voltada para gerentes de projetos que trabalham com metodologias ágeis. É uma excelente opção se você está trabalhando em um ambiente que usa Scrum, Kanban, Lean, XP e outras metodologias ágeis.
Certified ScrumMaster (CSM): É uma certificação focada no Scrum, uma das metodologias ágeis mais utilizadas. É oferecida pela Scrum Alliance e é uma boa opção se você está trabalhando em um ambiente que usa Scrum.
CAPM (Certified Associate in Project Management): É uma certificação de nível de entrada oferecida pelo PMI. É uma boa opção se você está começando na área de gerenciamento de projetos.
Essas são apenas algumas das muitas certificações disponíveis em gerenciamento de projetos.
A melhor opção para você dependerá do seu objetivo, do seu contexto e do seu orçamento.
Além disso, use a lupa de pesquisa para encontrar conteúdos preparatórios aqui na Alura.
Espero ter ajudado e bons estudos!