Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Qual a lógica dessa fala do professor?

CURSO: Arquitetura de Computadores: por trás de como seu computador funciona AULA: 04 Video: Hierarquai de memoria

[00:40] Que seja muito veloz para acessar; o problema é que na vida real as memórias não funcionam dessa forma, não consegue ter esse tipo de memória, porque se quer ter uma memória e é super-rápida ela vai ser mais cara e por isso vai ter uma pouca quantidade de armazenamento.

É claro que um pente de memoria RAM de 8GB vai ser mais caro do que um pente de memoria RAM de 2GB, porém a quantidade de armazenamento do pente de 8GB é muito maior do que o pente de 2GB, não é? Sim... Então porque o professor falou que o mais caro que e mais rápido vai ter uma quantidade de armazenamento melhor?

2 respostas
solução!

Boa noite, Renan!

Eu não assisti a aula em questão, mas pelo título do vídeo 4 (Hierarquia de memória), talvez eu consiga te ajudar.

Em arquitetura de computadores, há alguns níveis hierárquicos de memória onde a classificação é dada pela LATÊNCIA ("velocidade") e pelo TAMANHO. Tendo em vista isso, eu acredito que o professor não tenha comparado pentes memória RAM 2 e 8 GB (mesmo tipo), mas tenha feito uma comparação entre outros tipos. A seguir eu faço uma comparação RELATIVA e BEM SIMPLIFICADA.

1. memória da CPU - velocidade ALTA, espaço PEQUENO e custo ALTO.
  2. memória RAM - velocidade MÉDIA, espaço MÉDIO e custo MÉDIO.
  3. memória do HD - velocidade BAIXA, espaço GRANDE e custo BAIXO.

Mesmo que uma pessoa tivesse todo dinheiro do mundo, por limitações tecnológicas, não é possível comprar a memória ideal (velocidade alta e espaço grande).

Boa tarde amigo. Entendi posteriormente oque ele quis dizer de que é o obvio de que a memoria RAM não é o ideal para comprar como uma memoria de armazenamento.