Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Qual a diferença entre utilizar um innerHTML e utilizar o DOM?

Eu fiquei com essa duvida ao longo do curso, ao criar uma função para separar a responsabilidade de criar um objeto li, a professora utiliza de funções do DOM e anteriormente esse mesmo objeto era criado com innerHTML que ja possuia todas as tags, classes e etc ja colocados.

Com isso veio essa duvida, não seria mais pratico, apenas mover esse innerHTML para a função responsavel? É má pratica utilizar o innerHTML dessa forma? Me pareceu apenas mais trabalhoso fazer esse processo pelo DOM, nesse caso em especifico.

2 respostas
solução!

Oi Samuel!

Usar innerHTML é uma forma rápida de adicionar HTML, mas tem suas desvantagens. O navegador precisa transformar a string em elementos DOM, o que pode ser ineficiente, especialmente com muitas alterações.

Já métodos como createElement, setAttribute e appendChild são mais seguros e dão mais controle. Apesar de parecer mais trabalhoso, a professora optou por essa abordagem para deixar o código mais modular e fácil de manter. Isso facilita ajustes futuros, como adicionar ou modificar elementos.

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Entendi, respondeu perfeitamente minha duvida, muito obrigado Victor!