Pode parecer uma pergunta boba, mas qual seria diferença de refatoração para herança? Porque acho que herança também poderia ter sido usada para resolver o problema, certo?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Pode parecer uma pergunta boba, mas qual seria diferença de refatoração para herança? Porque acho que herança também poderia ter sido usada para resolver o problema, certo?
Oi André, tudo bem? Então, eu também fiquei com essa dúvida quando estava vendo a aula. Acredito que a herança até possa ser aplicada, porém, precisaríamos criar uma classe muito genérica, e sobrescrever praticamente todos os métodos. Então é mais prático utilizar a factory para decidir qual classe chamaremos, e evitar de herdar de uma classe mãe que, na prática, não faz muita coisa. Isso fez sentido para mim, e depois que entendi que a Factory é um Desing Pattern ficou mais claro a utilização dessa técnica. Recomendo dar uma olhada nos textos extras. Espero ter ajudado, abraços!
Boa! Muito obrigado, Mario! Ajudou demais!