Estou no começo do curso ainda, mas não consegui entender qual a diferença entre auditoria e compliance.
Estou no começo do curso ainda, mas não consegui entender qual a diferença entre auditoria e compliance.
Olá, Raianny!
Entendo sua dúvida sobre a diferença entre auditoria e compliance. Vou tentar explicar de forma clara e simples para você.
A auditoria é um processo de verificação e análise das atividades e processos de uma empresa, com o objetivo de identificar possíveis erros, fraudes, irregularidades ou ineficiências. O foco da auditoria é garantir a conformidade com as normas e regulamentos internos e externos, além de avaliar a eficácia dos controles internos.
Já o compliance é um conjunto de medidas e procedimentos que visam garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis, regulamentos e políticas internas. O objetivo principal do compliance é prevenir, detectar e corrigir quaisquer desvios éticos, legais ou regulatórios que possam ocorrer no ambiente empresarial.
Podemos pensar na auditoria como um processo de verificação e análise, enquanto o compliance é um conjunto de medidas e procedimentos para garantir a conformidade. A auditoria é uma ferramenta utilizada pelo compliance para avaliar se as políticas e procedimentos estão sendo seguidos corretamente.
Espero ter esclarecido sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer.