Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Quais cursos/formações da Alura ajudam a estudar para ser Analista de Sistemas?

Na minha faculdade vou começar uma cadeira que é como uma introdução básica ao que um analista de sistemas faz. Porém, o professor é péssimo, infelizmente, e eu estou pensando em complementar meus estudos da cadeira com os cursos que a Alura oferece. Não quero ser Analista de Sistemas, mas não gosto de ter conhecimentos superficiais demais sobre alguma cadeira, quero aprender pelo menos as bases de forma sólida.

Metade do conteúdo da cadeira é teórico sobre análise de sistemas, como organizar projetos, requisitos, história de usuário etc. A outra metade é sobre UML (diagrama de classe, atividades, caso de uso e sequência).

Quais cursos e formações da Alura oferecem essas bases?

(Perdão se essa pergunta deveria estar na aba de Gestão, meu curso considera esse conteúdo como da área de sistemas).

OBS.: encontrei um plano de estudos na plataforma sobre isso, mas grande parte dos cursos estão descontinuados (como podem ver a seguir). Vocês recomendam cursá-los, ou atualmente há algum substituto atualizado? Imagem que mostra os seguintes cursos da Alura com a etiqueta "DESCONTINUADO": "Engenharia de requisitos: como levantar, documentar e validar"; "UML: modelagem de diagramas"; "Engenharia de requisitos: da demanda ao gerenciamento"; "UML: modelagem de soluções".

1 resposta
solução!

Oi Ana! Tudo bem?

A Alura oferece várias formações e cursos que podem te ajudar a entender melhor o papel de um Analista de Sistemas.

Para a parte teórica sobre análise de sistemas, como organizar projetos, requisitos e histórias de usuário, recomendo a formação Governança de TI.

Agora sobre o UML (diagrama de classe, atividades, caso de uso e sequência), a formação Modelagem de dados é bastante indicada.

Caso queira mais algum material em específico fico à disposição para ajudar!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.