Oi, Felipe, tudo bem?
O quadro é uma ferramenta para avaliar como os membros de uma equipe se sentem em relação à segurança psicológica no ambiente de trabalho. Ele utiliza três afirmações para ajudar a medir essa percepção:
Post-it laranja: "Me sinto confortável em trazer à tona problemas e preocupações difíceis sem sentir insegurança ou medo das consequências."
Post-it roxo: "Posso admitir erros e pedir ajuda quando preciso, sem receio de críticas ou julgamento negativo."
Post-it azul: "Na minha equipe, as diferentes opiniões são valorizadas e levadas a sério."
A escala de 1 a 5 serve para que cada membro da equipe posicione suas respostas de acordo com o nível de segurança que sente em relação a cada afirmação, onde 1 indica baixa segurança e 5 alta segurança.
Por exemplo, se você se sente muito à vontade para trazer problemas à tona, mas acha que as opiniões diferentes não são muito valorizadas, você poderia marcar um 4 para a primeira afirmação e um 2 para a terceira.
A análise desses dados ajuda a entender onde a equipe pode melhorar em termos de segurança psicológica. Se a maioria das respostas estiver em níveis baixos, pode ser um sinal de que é preciso trabalhar mais para criar um ambiente onde todos se sintam seguros para se expressar.
Espero ter esclarecido e fico à disposição em casos de dúvidas.
Abraços!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado