Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Qlik Sense - Variação de e-mail na assinatura do agente

Estou com o seguinte problema...

Existe uma infeliz chave chamada "Assinatura" que leva o nome e a primeira letra do sobrenome do agente, por exemplo Alex F., sim é uma péssima chave, mas é o que tenho para trabalhar no momento. A problemática aqui é a seguinte, eu uso essa chave para saber o e-mail desse agente e eu sei que obviamente em algum momento essa assinatura irá se repetir, como eu limito dizendo que até o dia 05/04 a assinatura Alex F. pertence ao e-mail alexf@email.com e que a partir desse dia será do falex@email.com ?

2 respostas

Oi Fabiano, tudo bem?

Neste caso, você pode criar uma lógica condicional que utilize a data para determinar qual e-mail deve ser associado à assinatura "Alex F.".

Você pode criar uma tabela que mapeia as assinaturas para os e-mails com base na data. Algo assim:

Assinatura, Data_Inicio, Email
Alex F., 2023-04-05, falex@email.com
Alex F., 1900-01-01, alexf@email.com

Carregue essa tabela no Qlik Sense, utilizando o script. Em seguida, você pode criar uma lógica condicional para selecionar o e-mail correto. Algo como:

Agentes:
LOAD
    Assinatura,
    Date(DateField) as Data,
    If(DateField >= Date('2023-04-05'), ApplyMap('MappingTable', 'Alex F.', 'falex@email.com'), ApplyMap('MappingTable', 'Alex F.', 'alexf@email.com')) as Email
FROM YourDataSource;

O código apresentado é apenas uma sugestão e pode precisar de ajustes para se alinhar melhor ao seu objetivo.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!
solução!

Oi Monalisa,

Agradeço imensamente pela sua sugestão. Acabei adotando uma solução similar para resolver o meu problema, já que uma tabela mapping exigiria manutenção periódica com a chegada de novos colaboradores.

Similar a tabela que sugeriu, já existia essa tabela da qual é preenchida pelos responsáveis então decidi incluir mais duas colunas: Data de Início e Data de Desligamento. Com isso, criei uma condicional onde, se a data da pesquisa estiver entre as datas de início e desligamento, o registro será associado ao e-mail correspondente.