4
respostas

[Dúvida] Qlik Sense

Estou fazendo o curso do Qlik Sense: conhecendo a ferramenta. Fiz todo o processo, baixei o arquivo Suco de Fruta. Já tenho a plataforma da Qlik, baixei os arquivos (dim_cliente.csv, dim_fabrica.csv, dim_organizacional.csv, dim_produto.csv, dim_tempo.csv, fato_presidencia.csv, LatLong.xlsx. No gerenciador de dados quando vou conatenar com associações recomendadas. Na aula ele faz todas as associações recomendadas, mas na minha, o Tempo e Produto eu tenho que fazer manual. Mesmo assim fiz o processo passo a passo, mas quando chegar no gráfico #1KPI e coloco o item mestre MEDIDA, faturamento em R$ o valor da diferente da aula. O meu da o valor de 530.3M enquanto dá aula dar R$ 237M. Pedi ajuda a Luri não soube me ajudar. Gostaria de ajuda para saber o que estou fazendo de errado. Já tentei mandar mensagem no whatsapp mas nada, tentei ligar pior ainda.

4 respostas

Oii, Estudante! Tudo bem?

O valor diferente no seu projeto pode ser ocasionado à forma como as tabelas foram associadas. Quando as ligações não são feitas corretamente (ou são duplicadas), o Qlik Sense pode replicar os valores, somando mais do que deveria.

Tendo isso em mente, recomendo que veja todas as associações entre as tabelas, elas precisam estarem certas, sem diferenças. Sempre compare com o que está sendo feito em aula. E durante essa revisão, olhe se os dados estão duplicados nas suas tabelas, especialmente na tabela de fatos, para evitar inflar os resultados dos cálculos.

Após as revisões, caso esteja tudo certo e o problema persistir, nos retorne com mais detalhes sobre o que está acontecendo, a aula que percebeu o problema e prints. Dessa forma, o ambiente do problema fica mais visível e podemos procurar soluções adequadas para o caso. Deixo abaixo um link com instruções de como fazer uma pergunta com as informações importantes para te guiar:

Conte conosco para te auxiliar em suas dúvidas, aguardo o retorno e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Olá! Eu refiz o curso umas 03x e está dando o valor diferente! Quando vou fazer associações o 'dim_tempo' e 'dim_produto' tenho que fazer manualmente. Diferente do instrutor no vídeo. E que será que estou fazendo de errado? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Nas associação dim_tempo tem essa tbm, ai qual das duas seria Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oii, obrigada por retornar!

Você está no caminho certo, é preciso fazer manualmente devido a uma atualização na plataforma. Sobre a pergunta da associação da tabela dim_tempo ficará assim:

Captura de tela mostrando o campo de associação de tabelas do Qlik Sense, temos no lado esquerdo a tabela dim_tempo e no campo abaixo id_tempo. No lado direito, a tablea fato_presidencia com o campo fato_presidencia.id_tempo

E sobre os valores não serem iguais, não está nas associações das tabelas. Peço que revise atenciosamente os cálculos das medidas que você fez para reparar algum erro se houver.

Captura de tela do Qlik Sense mostrando a seção de criar novas medidas.

Como o foco da aula está em aprender como criar e gerenciar os gráficos especificamente, o valor alterado não compromete o seu aprendizado.

Espero ter ajudado e conte sempre conosco para te auxiliar.

Bons estudos e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!