7
respostas

[DÚVIDA] python3.10

Não consigo realizar a criação do ambiente python, meu terminal informa que ele está obsoleto.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

7 respostas

Oii, Gabriel! Tudo bem?

O erro significa que o python3.10-ven não está disponível para instalação e pode acontecer por vários motivos.

Primeiro, verifique se a versão está instalada certinho:

python3 -V

A utilizada em aula é a 3.10.6

E tente instalar como python3-venv e não python3.10-venv:

sudo apt install python3.10

Para mais detalhes na instalação, recomendo seguir os passos da aula:

🔗 Preparando o ambiente: Python e ambiente virtual

Espero que dê certo. Conte conosco para te auxiliar aqui no fórum.

Até mais, Gabriel!

Não funcionou, a versão aqui está 3.10.12 e os comandos de criação de biblioteca não funcionam.

Oii, Gabriel!

Obrigada pelo retorno, vamos tentar outra opção atualizando a lista de repositórios. Para que o Python fique disponível no repositório atual configurado no seu sistema.

sudo apt update
sudo apt upgrade -y

Em seguida, tente novamente:

sudo apt install python3-venv

Espero que dê certo, abraço!

Sigo tendo o mesmo problema. Não consigo encontrar a solução em nenhum lugar.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oii, Gabriel!

Sinto muito! Minha sugestão agora, é você desinstalar o Python e recriar todo o ambiente novamente, com bastante cautela, seguindo exatamente as aulas:

Assim, garantimos que nenhum passo tenha passa despercebido e que possíveis bugs sejam reparados.

Estou torcendo para dar certo!

Até mais, Gabriel!

Olá, estou tendo problemas com python3.10 também. Hoje dia 4/03 utilizei o comando "sudo apt install python3.10" ou "sudo apt install python3.10.6" ou "sudo apt install python3.10.16" e em todos os casos o prompt respondia "Impossível encontrar o pacote python3.10" ou "couldn't find any package by glob python3.10"

Pesquisei um pouco e vi que tinha essa versão disponível para Windows e MacOs mas não para Linux na página oficial. Além disso, baixando os arquivos da 3.10.16 achei um ReadMe informando como fazer uma build para instalar no linux, mas não consegui executar isso. Em uma pesquisa rápida, encontrei em alguns foruns gringos pessoas reportando bugs com 3.10, problemas na hora de desinstalar afetando o apt e até algumas pessoas dando como solução reinstalar todo o sistema Ubunto22.04 para voltar tudo ao normal (isso tudo após fazer um back-up). Além disso, vi que a versão 3.10.16 veio como forma de contornas alguns Bugs, mas não vi essa questão a fundo, de qualquer forma, estou com receio de instalar a 3.10.

Consegui instalar o pip e o venv sem problemas, mas estou utilizando a versão 3.9. Não sei até que ponto isso afetará minha experiência. Tudo bem seguir com a 3.9?

Oii, Nataly! Tudo bem?

Pode seguir com a versão 3.9, atualmente ainda contém suporte. Mas é importante estar atenta à documentação para caso tenha algum bug e compartilhe conosco caso tenha alguma dúvida.

Espero ter ajudado, conte sempre com o fórum.

Bons estudos!