Black November

ATÉ 50% OFF

TÁ ACABANDO!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

[Dúvida] Python Ex:Genero musical

Pessoal, tudo bem?
Poderiam me ajudar com esse exercicio?
Eu não entendi muito bem o que tem que fazer e precisava de uma explicação sobre, alguem me ajuda?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Oii, Yan.

O exercício cria um cenário em que você está desenvolvendo um sistema de recomendação de músicas. A ideia é que, conhecendo o gênero favorito do usuário, o programa possa decidir se uma música é recomendada, neutra ou não recomendada.

Pra isso, foi criada uma função em Python chamada classificar_musica. Ela recebe dois valores:
genero_favorito → o gênero musical preferido pelo usuário
genero_musica → o gênero da música que você quer classificar

Dentro da função existem três possibilidades, controladas com if, elif e else.

A lógica funciona assim:

Primeiro, o código verifica se o gênero favorito é exatamente igual ao gênero da música. Quando isso acontece, a classificação é “recomendada”.

Se não for igual, ele testa outra condição: se o gênero favorito é “Pop” ou “Rock”. Sempre que o favorito for um desses dois gêneros, a função retorna “neutra”, mesmo que o gênero da música seja diferente.

Se nenhuma das condições anteriores for atendida, a música é classificada como “não recomendada”.

No exemplo do exercício, a chamada é:

resultado = classificar_musica('Rock', 'Pop')

Aqui, o usuário gosta de Rock e a música é Pop. A primeira condição falha porque Rock não é igual a Pop. A segunda condição é verdadeira porque o gênero favorito é Rock. Por isso, o retorno será “neutra”.

A única coisa que você precisa fazer no exercício é entender essa lógica e determinar qual seria a saída, que no caso é exatamente “neutra”. E você precisa responder isso na atividade: neutra.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!