Bom dia,
estou tentando usar a versão Python 3.12.3 do python, mas toda vez que rodo o comando "python" no terminal vem apenas a versão 3.10 mas ja baixei varias vezes e instalei a Python 3.12.3
o que sera?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia,
estou tentando usar a versão Python 3.12.3 do python, mas toda vez que rodo o comando "python" no terminal vem apenas a versão 3.10 mas ja baixei varias vezes e instalei a Python 3.12.3
o que sera?
Oii, tudo bem?
Provavelmente é um problema com as variáveis de ambiente. Por favor siga esses passos:
Digite variáveis de ambiente na barra de pesquisa do Windows e clique em Editar as variáveis de ambiente do sistema
Vá em Variáveis de ambiente:
Procure pelo path do Python e veja se está com o valor da versão que você deseja, se não estiver você pode mudar para como está na imagem abaixo 312:
Depois de fazer as mudanças, pode clicar em Ok para salvar. Pra testar se está funcionando, abra o terminal e digite python, que ele irá informar a versão:

Espero que te ajude.
Um abraço e bons estudos.
Ola, era tão simples e não tinha encontrado a solução até você me ajudar!
Valeu demais, funcionou finalmente aqui!