1
resposta

[Dúvida] Python Back-End ou Data Science? Qual a melhor?

Estudei bastante para back-end em aplicação para paginas web, mas me deparei com data science e me interessei pela área o que vocês me recomendam?

1 resposta

Olá Davi! Como vai?

Que ótima pergunta! Tanto o desenvolvimento back-end quanto a ciência de dados são áreas fascinantes e com grande demanda no mercado de trabalho. A escolha entre as duas depende muito dos seus interesses pessoais e objetivos de carreira.

Se você gosta de criar sistemas que sustentam aplicações web, garantindo que tudo funcione bem "nos bastidores", o desenvolvimento back-end pode ser mais adequado para você. Trabalhar com frameworks como Django ou Flask em Python, por exemplo, pode ser muito gratificante.

Por outro lado, se você se interessa por analisar dados, extrair informações valiosas e criar modelos preditivos, a ciência de dados pode ser o caminho certo. Python também é amplamente utilizado nessa área, com bibliotecas como Pandas, NumPy e Scikit-learn sendo essenciais para análise de dados e aprendizado de máquina.

Uma sugestão prática seria experimentar um pouco de cada área. Talvez você possa criar um projeto pessoal que envolva ambos, como uma aplicação web que analisa dados em tempo real. Isso pode te dar uma visão melhor de qual área você se sente mais confortável e empolgado para seguir.

Deixo como recomendação as seguintes formações para auxiliar nos seus primeiros contatos com o Data Science:

A primeira formação é uma introdutória, você verá mais sobre conceitos e informações importantes da área, não será direcionada ao Python em sí, pois temos a possibilidade de estudar Data Science através de R, mas recomendo manter seu foco em Python. A segunda e terceira são totalmente focadas nos estudos de Data Science com Python.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.