2
respostas

[Dúvida] Python

Pessoal, bom dia! Espero que estejam bem.

Estou criando um script para validar a alçada de aprovação de pedidos realizados no período de um mês. Abaixo vou detalhar mais sobre o script e sobre o contexto:

Contexto: A alçada de aprovação depende do valor do pedido. Por exemplo, um pedido com valor de R$ 300.000 deve ter a aprovação de um Gerente (G). O Objetivo desse script é agrupar pedidos que foram feitos pelo menos solicitante, para a mesma empresa, para identificar desvios de aprovação. Exemplo: Um solicitante quebrar um valor em 3 pedidos para não precisar ter a aprovação do gerente, e sim do coordenador.

O Script que criei consegue identificar esse tipo de desvio, exemplo abaixo: Ao somar os valores dos dois pedidos, o valor total deveria ser aprovado por um Gerente (H), porém a aprovação realizada foi de um Gerente (G). Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Porém o Script também identifica falsos positivos, exemplo:

Ao somar os valores dos 5 pedidos, o valor total deveria ter uma aprovação de um Gerente (G). Desses 5 pedidos, 4 foram devidamente aprovados. O único pedido que não foi aprovado por Gerente (G), possui um valor muito baixo, de apenas R$ 10,00. Esse valor não resultaria numa mudança de aprovação. *Como eu posso fazer para que o meu script desconsidere esse falso positivo? * No caso preciso que o meu script identifique esse cenário, e que esses 5 pedidos não sejam mais exibidos.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeMuito obrigado desde já

2 respostas

boa noite pessoal, por favor, alguém poderia me ajudar? muito obrigado

Oi, Isaque, tudo bem contigo?

Desculpe a demora em te responder.

Com base nas informações que você forneceu, para desconsiderar os "falsos positivos" em seu script, pode-se utilizar duas estratégias, observe comigo:

1. Limiar de valor mínimo:

Estabelecendo um valor mínimo (absoluto) para a consideração, se um pedido estiver abaixo desse limiar, ele não deve ser incluído na verificação de desvios de aprovação. Neste contexto, você pode utilizar uma estrutura condicional para realizar a validação.

2. Limiar Percentual:

Dependendo dos nossos objetivos, trabalhar com valores absolutos (como no caso anterior) pode não ser algo tão interessante. Portanto, Em vez de um limiar fixo, calcule um limiar percentual em relação ao valor total dos pedidos. Por exemplo, defina que apenas pedidos que representem mais de 5% do valor total afetarão a alçada de aprovação — pedidos com valores menores não serão considerados.

Isaque, espero que essas dicas te ajudem! Contudo, vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto, outros testes e pesquisas terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema!

Um abraço, Isaque!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!