1
resposta

[Dúvida] pyrton

Eu fiquei com duvida em ralação ao pyrton, o que seria criar esses codigos e em que area posso atribuir.

1 resposta

Olá, Michele! Tudo bem?

Seja muito bem-vinda ao fórum! Essa é uma dúvida excelente e extremamente comum para quem está começando.

Primeiramente, o termo correto para o que você está estudando é Python (lê-se "Páiton"). Ele é, hoje, uma das linguagens de programação mais populares, leves e queridas do mundo.

Como você atua como Assistente Administrativo, aprender Python em conjunto com o ChatGPT é como ganhar um superpoder. Você não precisa querer se tornar uma desenvolvedora de sistemas ou cientista de dados para tirar proveito dele; o Python é a ferramenta perfeita para automação de rotinas de escritório.

Vamos entender o que é "criar esses códigos" e onde você pode aplicar isso no seu dia a dia profissional:

O que significa "criar códigos" em Python?

Pense no computador como um funcionário muito rápido, mas que não sabe o que fazer sozinho. Escrever um código em Python é simplesmente escrever uma receita de bolo ou um manual de instruções passo a passo que o computador consegue entender e executar de forma idêntica quantas vezes você quiser.

Por exemplo, um código básico em Python para calcular o bônus de um funcionário seria escrito de forma tão simples assim:

salario = 3000
bonus = salario * 0.10
print(f"O valor do bônus é: R$ {bonus}")

Onde você pode aplicar o Python na área Administrativa?

Para quem trabalha na administração, o Python serve para eliminar aquelas tarefas repetitivas e chatas que consomem horas do seu dia. Veja alguns exemplos práticos de onde você pode atribuí-lo:

1. Automação de Relatórios e Planilhas (Excel)

Em vez de abrir manualmente 20 planilhas de filiais diferentes todo final de mês, copiar os dados e colá-los em uma planilha consolidada, você pode pedir para o ChatGPT criar um script em Python que faz exatamente isso: ele varre uma pasta, junta todas as planilhas em um segundo e te entrega o relatório pronto.

2. Organização Física e Digital de Arquivos

Sabe quando você recebe centenas de notas fiscais, PDFs ou comprovantes com nomes confusos e precisa organizá-los por data ou por fornecedor em pastas separadas? O Python consegue ler os arquivos, criar as pastas com os nomes certos (ex: "Janeiro", "Fevereiro") e mover cada arquivo para o seu devido lugar de forma automática.

3. Envio Massivo de E-mails ou Mensagens

Imagine que você precisa enviar um boleto ou um aviso de cobrança personalizado para 50 clientes. Em vez de escrever e-mail por e-mail alterando o nome e o anexo, o Python pode ler uma lista de contatos e disparar todos os e-mails personalizados em lote através do Outlook ou do Gmail.

4. Captura de Dados na Internet (Web Scraping)

Se a sua rotina exige que você entre todo dia em um site do governo para consultar a atualização de uma taxa, ou em um site de fornecedor para checar preços de insumos, o Python pode acessar esse site sozinho na hora configurada, capturar a informação e salvar direto em um arquivo para você.

Como o ChatGPT entra nessa jogada?

No seu curso sobre personalização de rotina com o ChatGPT, a grande sacada é entender que você não precisa decorar os códigos.

Como você tem o perfil administrativo, você pode usar o ChatGPT como seu programador particular. Você explica o seu problema administrativo para ele em português claro e pede o código pronto.

Exemplo de prompt que você pode usar com o ChatGPT:
"Sou assistente administrativo e tenho uma pasta com 50 arquivos PDF de relatórios semanais. Preciso de um script simples em Python que leia essa pasta e altere o nome de todos os arquivos para incluir a data de hoje no final do nome. Você pode criar o código para mim e me explicar onde eu colo para rodar?"

A inteligência artificial vai te dar o código mastigado e o passo a passo de como instalar o Python no seu computador para executá-lo.

Estudar Python vai abrir muitas portas na sua carreira, tornando o seu perfil profissional muito mais estratégico e eficiente. Não tenha medo da tela preta de códigos; no começo parece estranho, mas logo vira uma ferramenta de trabalho incrível!

Se tiver qualquer dúvida de como dar o primeiríssimo passo para testar um código básico, avise aqui no fórum que nós te ajudamos!

Espero que possa ter lhe ajudado!