Eu fiquei com duvida em ralação ao pyrton, o que seria criar esses codigos e em que area posso atribuir.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu fiquei com duvida em ralação ao pyrton, o que seria criar esses codigos e em que area posso atribuir.
Olá, Michele! Tudo bem?
Seja muito bem-vinda ao fórum! Essa é uma dúvida excelente e extremamente comum para quem está começando.
Primeiramente, o termo correto para o que você está estudando é Python (lê-se "Páiton"). Ele é, hoje, uma das linguagens de programação mais populares, leves e queridas do mundo.
Como você atua como Assistente Administrativo, aprender Python em conjunto com o ChatGPT é como ganhar um superpoder. Você não precisa querer se tornar uma desenvolvedora de sistemas ou cientista de dados para tirar proveito dele; o Python é a ferramenta perfeita para automação de rotinas de escritório.
Vamos entender o que é "criar esses códigos" e onde você pode aplicar isso no seu dia a dia profissional:
Pense no computador como um funcionário muito rápido, mas que não sabe o que fazer sozinho. Escrever um código em Python é simplesmente escrever uma receita de bolo ou um manual de instruções passo a passo que o computador consegue entender e executar de forma idêntica quantas vezes você quiser.
Por exemplo, um código básico em Python para calcular o bônus de um funcionário seria escrito de forma tão simples assim:
salario = 3000
bonus = salario * 0.10
print(f"O valor do bônus é: R$ {bonus}")
Para quem trabalha na administração, o Python serve para eliminar aquelas tarefas repetitivas e chatas que consomem horas do seu dia. Veja alguns exemplos práticos de onde você pode atribuí-lo:
Em vez de abrir manualmente 20 planilhas de filiais diferentes todo final de mês, copiar os dados e colá-los em uma planilha consolidada, você pode pedir para o ChatGPT criar um script em Python que faz exatamente isso: ele varre uma pasta, junta todas as planilhas em um segundo e te entrega o relatório pronto.
Sabe quando você recebe centenas de notas fiscais, PDFs ou comprovantes com nomes confusos e precisa organizá-los por data ou por fornecedor em pastas separadas? O Python consegue ler os arquivos, criar as pastas com os nomes certos (ex: "Janeiro", "Fevereiro") e mover cada arquivo para o seu devido lugar de forma automática.
Imagine que você precisa enviar um boleto ou um aviso de cobrança personalizado para 50 clientes. Em vez de escrever e-mail por e-mail alterando o nome e o anexo, o Python pode ler uma lista de contatos e disparar todos os e-mails personalizados em lote através do Outlook ou do Gmail.
Se a sua rotina exige que você entre todo dia em um site do governo para consultar a atualização de uma taxa, ou em um site de fornecedor para checar preços de insumos, o Python pode acessar esse site sozinho na hora configurada, capturar a informação e salvar direto em um arquivo para você.
No seu curso sobre personalização de rotina com o ChatGPT, a grande sacada é entender que você não precisa decorar os códigos.
Como você tem o perfil administrativo, você pode usar o ChatGPT como seu programador particular. Você explica o seu problema administrativo para ele em português claro e pede o código pronto.
Exemplo de prompt que você pode usar com o ChatGPT:
"Sou assistente administrativo e tenho uma pasta com 50 arquivos PDF de relatórios semanais. Preciso de um script simples em Python que leia essa pasta e altere o nome de todos os arquivos para incluir a data de hoje no final do nome. Você pode criar o código para mim e me explicar onde eu colo para rodar?"
A inteligência artificial vai te dar o código mastigado e o passo a passo de como instalar o Python no seu computador para executá-lo.
Estudar Python vai abrir muitas portas na sua carreira, tornando o seu perfil profissional muito mais estratégico e eficiente. Não tenha medo da tela preta de códigos; no começo parece estranho, mas logo vira uma ferramenta de trabalho incrível!
Se tiver qualquer dúvida de como dar o primeiríssimo passo para testar um código básico, avise aqui no fórum que nós te ajudamos!
Espero que possa ter lhe ajudado!