olá Professor(a), como está? Eu posso utilizar para todos os tamanho, largura ou altura a unidade de medida viewport? por exemplo: Width 10vw ou height: 34vh...
obrigado Maurício G
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
olá Professor(a), como está? Eu posso utilizar para todos os tamanho, largura ou altura a unidade de medida viewport? por exemplo: Width 10vw ou height: 34vh...
obrigado Maurício G
Oii, Maurício.
Você pode sim utilizar as unidades de medida baseadas em viewport, como vw (viewport width) e vh (viewport height), pra definir tamanhos de largura e altura em CSS. Essas unidades são boas para criar layouts responsivos, pois se ajustam automaticamente ao tamanho da janela do navegador.
Por exemplo, width: 10vw define a largura como 10% da largura total da janela do navegador, enquanto height: 34vh define a altura como 34% da altura total da janela. Pode ser bacana usar pra elementos que precisam se ajustar dinamicamente ao tamanho da tela, como banners ou seções de uma página.
Mas, é importante lembrar que o uso excessivo de unidades de viewport pode, às vezes, levar a layouts imprevisíveis em telas de tamanhos muito variados. Uma boa prática é combinar essas unidades com outras, como px, em ou %, dependendo do contexto e do comportamento desejado para o seu layout.
Um abraço e bons estudos.
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓