Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida PWA

Artur, Boa noite!

Eu vejo que as PWA são mto promissoras, mas eu fiquei com dúvida em dois pontos..

1)  Os PWA`s são hospedados no Google Play?
2) É possível o acesso dos PWA`s em bancos "não locais"?
2 respostas
solução!

Olá Bruno, Respondendo as suas perguntas.

PWA não são hospedadas no Google Play, elas são hospedadas nos sites que os usuários visitam, quando atendem os requisitos o chrome oferece a opção de adiciona-las a tela home do aparelho.

Em relação a bancos de dados é possível utilizar bancos de dados como serviços ou backends, contudo nestes casos há a necessidade de se estar online. Esses "bancos de dados" por exemplo podem incluir serviços como Firebase, Mongolab ou ainda o seu próprio backend, sua aplicação então faria requisições para estes serviços de forma a gravar e receber dados.

Como eu disse é importante notar que tudo depende da sua proposta, você pode por exemplo adotar um modelo hibrido onde quando você estiver offline você informa ao usuário que ele está offline e que as mudanças serão sincronizadas quando ele estiver online e então armazena localmente e quando estiver online você envia elas de uma vez para o servidor remoto, ainda assim dependendo do caso você pode ter que encontrar uma boa solução para mergear as mudanças caso outros tenham feito alterações aos mesmos recursos.

Espero ter conseguido resolver suas dúvidas.

Valeu Rafa!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software