3
respostas

[Dúvida] Publicar projeto

Olá, saudações! Com a dica do Felippe Rafael (neste tópico https://cursos.alura.com.br/forum/topico-duvida-publicacao-do-projeto-289291) podemos entender que conseguimos hospedar uma aplicação Flask utilizando a ferramenta PythonAnywhere de forma rápida e gratuita. Porém, antes de tentar subir minha aplicação para testar, fiquei em dúvida na questão do MySQL. O banco de dados da minha aplicação também vai ser upado no PythonAnywhere e vai funcionar normalmente? Se a resposta for não, como posso fazer funcionar todo o meu projeto com o SQL funcionando junto com a aplicação e deixar tudo online para apresentar no meu portfolio?

3 respostas

Oi, Caian, tudo bem?

Ao utilizar o PythonAnywhere para hospedar sua aplicação Flask, você pode fazer o upload do seu projeto e executá-lo normalmente. No entanto, o PythonAnywhere não oferece suporte direto ao MySQL. Portanto, você precisará fazer algumas configurações adicionais para garantir que o banco de dados funcione corretamente.

Uma opção é utilizar um serviço de hospedagem de banco de dados separado, como o Amazon RDS ou o Google Cloud SQL. Esses serviços permitem que você crie um banco de dados MySQL e obtenha as informações de conexão necessárias para configurar sua aplicação Flask.

Outra opção é utilizar um banco de dados SQLite, suportado pelo PythonAnywhere. O SQLite é uma opção leve e fácil de usar para projetos menores. Você pode migrar seu banco de dados MySQL para o SQLite e fazer as alterações necessárias em sua aplicação Flask para ela funcionar corretamente com o novo banco de dados.

Lembre-se de fazer backup dos seus dados antes de fazer qualquer migração ou alteração no banco de dados. Isso garantirá que você não perca nenhuma informação importante durante o processo.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Existe maneira de usar os serviços Amazon RDS e Google Cloud SQL gratuitamente apenas para deixar online esses projetos pessoais?

Oi, Caian,

Desculpe a demora em te responder!

Tanto a Amazon RDS quanto o Google Cloud SQL oferecem opções gratuitas para seus serviços, mas esses níveis gratuitos têm limitações e podem não ser adequados para todos os tipos de projetos.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!