1
resposta

[Dúvida] Protocolo UDP

Olá pessoal,

Trabalho em uma empresa de monitoramento e segurança privada e sou responsável por liberar o acesso às câmeras, através dos equipamentos DVR, na central de monitoramento. Quando comecei no setor, não tinha experiência, mas com o tempo fui adquirindo conhecimento sobre as ferramentas e métodos de trabalho, como IP interno e externo (privado ou público), CGNAT, redirecionamento de portas e DMZ.

Aprendi sobre esses conceitos principalmente com o meu supervisor de TI, e com isso acabei me interessando pela área de infraestrutura e redes. Atualmente estou estudando e buscando me especializar nesse ramo.

Com isso, passei a compreender melhor o funcionamento dos protocolos TCP e UDP. Até então, eu trabalhava apenas com TCP, pois na hora de redirecionar as portas do DVR do cliente, o protocolo escolhido era sempre TCP. As portas envolvidas são: Porta de Serviço, Porta HTTP e RTSP.

A princípio, meu supervisor comentou que a porta RTSP poderia ser configurada como TCP/UDP sem problemas. Mas, sendo sincero, como essa porta é a que o nosso programa interno usa para receber as imagens das câmeras, não seria mais adequado configurá-la apenas para UDP?

Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre a melhor prática nesse caso.

1 resposta

Olá Gustavo, tudo joia?

Que interessante saber que você está se aprofundando na área de infraestrutura e redes! Sobre a sua dúvida, o protocolo UDP é uma boa escolha para transmissões de vídeo, como no caso do RTSP, por algumas razões.

O UDP é um protocolo de transporte que prioriza a velocidade em vez da confiabilidade. Isso significa que ele envia pacotes de dados sem esperar por confirmações de recebimento, o que pode ser vantajoso em aplicações de streaming de vídeo, onde a entrega rápida dos dados é mais importante do que garantir que todos os pacotes cheguem sem falhas. No caso do seu programa interno que recebe imagens das câmeras, se a prioridade for a fluidez e a velocidade de transmissão, o UDP pode ser mais adequado.

Por outro lado, o TCP é mais confiável, pois garante que todos os pacotes cheguem ao destino na ordem correta, mas isso pode introduzir latência, o que não é ideal para streaming ao vivo.

Portanto, se a sua aplicação pode tolerar a perda ocasional de pacotes sem impactar significativamente a qualidade do vídeo, o UDP pode ser a melhor escolha para a porta RTSP. No entanto, é sempre bom testar e verificar se essa configuração atende às necessidades específicas do seu ambiente de trabalho.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.