Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Dúvida] Proto-persona

Se eu trabalho para uma agencia de ecommece, a criação da proto-persona será em parceria com o meu cliente ou ux que cria a proto-persona?

5 respostas
solução!

Olá, Débora. Tudo bem com você?

A criação da proto-persona pode ser uma atividade colaborativa entre a agência de e-commerce e o cliente. É importante que ambos trabalhem juntos para entender o público-alvo e criar uma proto-persona que reflita as necessidades e desejos das pessoas usuárias.

No entanto, é importante lembrar que a criação da proto-persona deve ser liderada pela pessoa profissional de UX, que tem as habilidades e conhecimentos necessários para conduzir esse processo de forma efetiva. Ela pode guiar a discussão e fazer perguntas importantes para entender melhor quem será a pessoa usuária e criar uma proto-persona e persona que seja útil para o projeto.

Qualquer dúvida estou à disposição Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá :)

  1. No UX fazemos somente uma proto-persona?
  2. E em relação ao agrupamento de personas existe esse processo no UX ?

Olá Karina. Tudo bem com você?

No campo do UX (User Experience), criar uma única proto-persona pode não ser considerado a melhor prática. Embora seja possível começar com uma proto-persona inicial para ajudar a direcionar o processo de design, é geralmente recomendado que você crie várias personas para representar os diferentes tipos de usuários do seu produto ou serviço.

Em relação à sua segunda pergunta, o agrupamento de personas é uma etapa importante para ajudar a simplificar e organizar a compreensão dos diferentes tipos de pessoas usuárias do produto. O agrupamento de personas envolve a análise das personas criadas para identificar semelhanças em características demográficas, comportamentais, necessidades, motivações e objetivos.

Qualquer dúvida estou à disposição. Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá, Maria! Tudo bem?

Só para confirmar a minha compreensão sobre aula:

Proto-persona seria a expectativa que sobre o usuário de um site e persona seria a validação da Proto persona, consequentemente seria o meu público alvo?

Isso mesmo Débora. A proto-persona irá surgir com base nas hipóteses que você tem em relação à quem vai utilizar o seu produto. Já a persona, é feita quando essas hipóteses forem validadas ou descartadas com base nas pesquisas qualitativas e quantitativas que você irá realizar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software