Se eu trabalho para uma agencia de ecommece, a criação da proto-persona será em parceria com o meu cliente ou ux que cria a proto-persona?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Se eu trabalho para uma agencia de ecommece, a criação da proto-persona será em parceria com o meu cliente ou ux que cria a proto-persona?
Olá, Débora. Tudo bem com você?
A criação da proto-persona pode ser uma atividade colaborativa entre a agência de e-commerce e o cliente. É importante que ambos trabalhem juntos para entender o público-alvo e criar uma proto-persona que reflita as necessidades e desejos das pessoas usuárias.
No entanto, é importante lembrar que a criação da proto-persona deve ser liderada pela pessoa profissional de UX, que tem as habilidades e conhecimentos necessários para conduzir esse processo de forma efetiva. Ela pode guiar a discussão e fazer perguntas importantes para entender melhor quem será a pessoa usuária e criar uma proto-persona e persona que seja útil para o projeto.
Qualquer dúvida estou à disposição Até mais e bons estudos!
Olá :)
Olá Karina. Tudo bem com você?
No campo do UX (User Experience), criar uma única proto-persona pode não ser considerado a melhor prática. Embora seja possível começar com uma proto-persona inicial para ajudar a direcionar o processo de design, é geralmente recomendado que você crie várias personas para representar os diferentes tipos de usuários do seu produto ou serviço.
Em relação à sua segunda pergunta, o agrupamento de personas é uma etapa importante para ajudar a simplificar e organizar a compreensão dos diferentes tipos de pessoas usuárias do produto. O agrupamento de personas envolve a análise das personas criadas para identificar semelhanças em características demográficas, comportamentais, necessidades, motivações e objetivos.
Qualquer dúvida estou à disposição. Até mais e bons estudos!
Olá, Maria! Tudo bem?
Só para confirmar a minha compreensão sobre aula:
Proto-persona seria a expectativa que sobre o usuário de um site e persona seria a validação da Proto persona, consequentemente seria o meu público alvo?
Isso mesmo Débora. A proto-persona irá surgir com base nas hipóteses que você tem em relação à quem vai utilizar o seu produto. Já a persona, é feita quando essas hipóteses forem validadas ou descartadas com base nas pesquisas qualitativas e quantitativas que você irá realizar.