Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] Propriedades dos componentes

No momento em que eu fui criar as propriedades dos componentes, como mostrado em aula, os ícones ou textos não foram automatizados apenas criando. O figma permite que eu crie, mas ao editar ele não altera.

Percebi que esta alteração ocorre somente se eu retirar as opções de variáveis pré-definidas dos textos, como estilo, tamanho do texto e o peso dele.

Porém se eu retirar as variáveis criadas, o item deixa de ser funcional, ou seja, caso eu deseje alterar o item, ele não irá mudar todos de uma vez.

Porque isso está ocorrendo? O programa deveria aceitar as variaveis não?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Ei! Tudo bem, Estudante?

Essa questão sobre o comportamento das propriedades e variáveis é uma das partes mais complexas ao trabalhar com a criação de componentes no Figma, mas o programa aceita sim as duas funções juntas! O que pode está acontecendo no seu projeto é um conflito comum de substituição de valores (override).

Quando você vincula uma propriedade de texto a uma camada, o Figma passa a gerenciar o conteúdo escrito por ali. Se ao mesmo tempo você aplica um Estilo ou Variável de Texto (como peso e tamanho) e depois tenta editar a instância, o Figma pode travar as alterações em cascata caso você faça modificações manuais direto na cópia (instância) em vez de fazer no Componente Pai (Main Component).

Como resolver esse conflito e manter os dois funcionais no Figma:

1. Edite sempre no Componente Pai: confere se está aplicando as Variáveis de Texto e criando as Propriedades de Componente diretamente no seu componente principal.

2. Não altere propriedades mistas na instância: se você destacar o texto ou mudar o tamanho manualmente na cópia (instância), você quebrará o vínculo com o Componente Pai. Para mudar o texto de uma cópia, use apenas o menu lateral de propriedades que aparece quando você clica nela.

3. Recriar as propriedades, garantindo que elas sejam aplicadas corretamente e que os estilos de texto estejam configurados.

Dessa forma, se você atualizar o tamanho do texto usando a variável no Componente Pai, todas as cópias vão mudar juntas, e você ainda conseguirá alterar o texto de cada uma individualmente pelas propriedades.

Espero que dê certo com as sugestões!

Conteúdos para complementar seus estudos
Esse conteúdo pode estar em inglês, para traduzi-lo utilize o tradutor automático do navegador ou clique com o botão direito do mouse sobre a página e selecione a opção Traduzir para o português.
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado