2
respostas

[Dúvida] Projetos em Go

Estou acompanhando a formação em Go, para todos os projetos que tenho feito em diversas linguagem eu tenho por Padrão criar uma Pasta para cada Projeto, fiz o mesmo no Go, mas pelo fato de eu não ter criado onde foi orientado eu tenho dificuldades para importar os arquivos para utilização, realmente não há outra maneira de fazer isso em Go, eu sou obrigado a criar projetos dentro da pasta Go do sistema ?

2 respostas

Olá Thiago, tudo bem?

Você até pode criar em outros diretórios, porém vai ter que incluir esses paths dentro da variável GOPATH. Por exemplo, a variável GOROOT é uma variável que define onde seu Go SDK está localizado. Você não precisa alterar essa variável, a menos que planeje usar diferentes versões do Go. Porém, o GOPATH é uma variável que define a raiz do seu espaço de trabalho onde seus projetos podem ser localizados. Por padrão, o diretório do espaço de trabalho é um diretório nomeado go dentro do diretório inicial do usuário ( ~/go para Linux e MacOS, %USERPROFILE%/go para Windows). O GOPATH armazena sua base de código e todos os arquivos necessários para o seu desenvolvimento. Você pode usar outro diretório como seu espaço de trabalho configurando GOPATH para diferentes paths. GOPATH é a raiz do seu espaço de trabalho e contém as seguintes pastas:

1. src/ : localização do código-fonte Go (por exemplo, .go , .c , .g , .s ).
  2. pkg/ : localização do código do pacote compilado (por exemplo, .a ).
  3. bin/ : localização de programas executáveis ​​compilados construídos por Go.

Boa tarde Thiago tudo bom ?

Então meu amigo, você não é mais obrigado a criar seus arquivos na Pasta GO, isso só era necessário nas versões anteriores do Go, com a atualização você pode criar em qualquer pasta.

A mesma coisa com relação ao Módulo ( go mod init + nome do repositorio online OU criar um nome de sua preferencia para um modulo local).

Eu mesmo criou meus projetos de estudo tudo na pasta Documents e criei uma pasta Alura por exemplo, e meus projetos estão lá eu subo tudo para o gitHub depois, tudo funciona normalmente.

É só você criar pastas para e subpastas para os seus projetos, para que não dar problema na hora de buildar o seu projeto.