2
respostas

[Dúvida] Projeto travando quando o link muda

Quando eu coloco um link no form da imagem, ele aparece a foto normalmente, mas se por acaso eu apago uma letra do link (para testar se o errorBuilder funciona) o projeto trava. Antes ele travava assim que eu abria o projeto, mas adicionei: (imageController.text.isEmpty) ? "https://via.placeholder.com/150" : imageController.text,

O projeto não trava mais quando abre, mas ainda trava se eu faço qualquer alteração no link...

2 respostas

Oi Gustavo, tudo bem?

Pelo que entendi, você está enfrentando um problema ao lidar com o errorBuilder no Flutter. O errorBuilder é um parâmetro do Image.network que nos permite tratar erros e exceções que podem ocorrer ao carregar uma imagem.

No seu caso, quando você apaga uma letra do link da imagem, o projeto trava. Isso ocorre porque o errorBuilder não está sendo tratado corretamente. O errorBuilder espera uma função que constrói uma saída para caso a imagem seja inválida. No seu código, você está retornando um texto vazio quando o link é inválido, o que pode causar problemas.

Uma solução para esse problema é retornar uma imagem fixa que indique que não há foto disponível. Você pode fazer isso utilizando o Image.asset e adicionando uma imagem na pasta "assets" do seu projeto. Por exemplo:

return Image.asset('assets/images/nophoto.png');

Certifique-se de adicionar a imagem na pasta correta e atualizar o arquivo "pubspec.yaml" para incluir as novas imagens.

Dessa forma, quando o link da imagem for inválido, será exibida a imagem indicando que não há foto disponível.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Fiz isso! Valeu!