Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] [Projeto] Projeto Conta Bancária

Boa noite!!! Eu sei que estou um pouco atrasado, devido ao trabalho estou sem tempo, mas no próximo mês estarei focado nos estudos. Não sei se aconteceu com vocês mais quando transfiro todo saldo da erro, e outra coisa porque usa ponto "." e não ","? Desde de já muito obrigado pela atenção!!!!

2 respostas
solução!

Oi Elvis, tudo joia?

Entendo perfeitamente a correria do dia a dia, mas é ótimo saber que você está se dedicando aos estudos quando pode. Vamos tentar resolver suas dúvidas.

1. Erro ao transferir todo o saldo: Esse problema pode estar ocorrendo devido a algumas razões comuns, como:

• Saldo Insuficiente: Verifique se o método que realiza a transferência está checando corretamente se há saldo suficiente na conta antes de realizar a operação.
    • Precisão dos valores: Se você estiver lidando com valores decimais, certifique-se de estar utilizando o tipo de dado correto, como BigDecimal, para evitar problemas de precisão.

Por exemplo, se você estiver utilizando double ou float, pode ocorrer perda de precisão em operações financeiras. Veja um exemplo de como usar BigDecimal:

import java.math.BigDecimal;

public class Conta {
        private BigDecimal saldo;

public Conta(BigDecimal saldoInicial) {
            this.saldo = saldoInicial;
        }

public void transferir(BigDecimal valor) {
            if (saldo.compareTo(valor) >= 0) {
                saldo = saldo.subtract(valor);
            } else {
                System.out.println("Saldo insuficiente");
            }
        }

public BigDecimal getSaldo() {
            return saldo;
        }
    }

public class Main {
        public static void main(String[] args) {
            Conta conta = new Conta(new BigDecimal("1000.00"));
            conta.transferir(new BigDecimal("1000.00"));
            System.out.println("Saldo após transferência: " + conta.getSaldo());
        }
    }

2. Uso do ponto "." em vez de vírgula ",": No contexto de programação, especialmente em linguagens como Java, o ponto "." é utilizado como separador decimal por padrão, conforme a convenção internacional. Isso é especialmente importante para garantir a consistência e evitar erros de interpretação nos cálculos.

Se você precisar formatar os valores para exibição ao usuário, pode utilizar classes como NumberFormat para adaptar o formato conforme a localidade desejada. Veja um exemplo:

import java.text.NumberFormat;
    import java.util.Locale;

public class Formatador {
        public static void main(String[] args) {
            double valor = 1234.56;
            NumberFormat nf = NumberFormat.getInstance(new Locale("pt", "BR"));
            String valorFormatado = nf.format(valor);
            System.out.println("Valor formatado: " + valorFormatado);
        }
    }

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Muito obrigado Armano, te agradeço pelo apoio eu logo que tiver um tempinho vou testar. Mais uma vez obrigado!!!!