Oi, Davidson! Tudo bem?
Para libertarmos a raquete caso ela fique presa na bolinha devemos fazer algumas alterações no nosso código. Faremos as mudanças apresentadas na imagem abaixo no código responsável pela pontuação, seguindo a lógica: sempre que a bolinha atingir a parede (posição x > 223 ou posição x < -223), o som de ponto será tocado imediatamente, entretanto, o programa esperará 0.5 segundos e irá conferir se a bolinha permanece naquela posição (conferirá se ela está presa ou não). Caso ela esteja presa será adicionado 15 à posição x à esquerda ou -15 à posição x à direita, libertando a bolinha, caso não, será adicionado 1 ponto normalmente ao placar.
Para colocar a raquete do oponente próximo a borda devemos alterar, no código da raquete do oponente, o parâmetro apresentado pela seta vermelha na imagem abaixo, de 220 para 227. Pois, antes, ao iniciar o jogo, a bolinha tinha como posição inicial 227 de x, entretanto, ao decorrer do jogo permanecia deslizando na posição 220 de x, como orientado pelo código.
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida basta comunicar aqui no fórum, ficarei super feliz em poder ajudar!
Um forte abraço e bons estudos!
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