1
resposta

[Dúvida] Projeto pessoal inspirado no da Alura

Saudações!

Este é o link de acesso de meu projeto pessoal inspirado no das aulas da Alura:
https://fonsecafael.github.io/Portifolio_Rafael_S_Fonseca/index.html

Tenho uma dúvida, ao testar as mudanças que fiz na propriedade font-size no css, no navegar web vi que conforme se configurava, como grande, muito grande, pequeno, etc... dava certo porém ao tentar abrir em meu celular, Samsung Galaxy 20 FE era como se algumas partes não tivessem se adequado, não sei se enviar somente o link do github ajuda para analisar e testar, mas se precisar envio de outras formas é só falar. Outro ponto é que me parece que irão tratar responsivodade em outras coisas como imagens e talvez seja isto que está faltando aprender, caso possam dar a opinião de vocês, agradeço.

1 resposta

Olá, Rafael!

Obrigado por compartilhar o seu projeto e a sua dúvida. É um ótimo passo ver a sua iniciativa em aplicar o conhecimento das aulas em um projeto pessoal!

Sua observação é muito pertinente. O que você está notando é uma diferença fundamental entre testar a responsividade mudando o font-size no navegador e testar em um dispositivo móvel real.

Ajustar o font-size nas configurações do navegador simula uma alteração de preferência do usuário, mas não o comportamento de um dispositivo com uma tela menor. Em dispositivos móveis, a responsividade não depende apenas do tamanho da fonte, mas de um conjunto de regras de layout que se adaptam à largura da tela.

O que provavelmente está faltando no seu projeto é a configuração da viewport e o uso de @media queries.

O que é a viewport?
A viewport é a área visível do seu site. Para que o navegador do celular saiba como renderizar o seu site na largura da tela, você precisa incluir a seguinte meta tag no

do seu HTML:
`<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">`

Sem essa meta tag, o celular tenta renderizar o site como se fosse uma tela de desktop, o que causa problemas de zoom e quebra de layout.

O que são as @media queries?
As media queries são regras no CSS que permitem aplicar estilos diferentes com base nas características do dispositivo, como a largura da tela. Por exemplo:

`/* Estilos para telas grandes */
.container {
  font-size: 1.5rem;
}

/* Estilos para telas de até 600px de largura (celulares) */
@media screen and (max-width: 600px) {
  .container {
    font-size: 1rem;
  }
}`

Sobre o seu segundo ponto, você está absolutamente correto. A responsividade vai muito além de textos e layouts. Imagens, vídeos e outros elementos também precisam se adaptar.

Minha sugestão é que você adicione a meta tag da viewport e comece a usar as media queries para que o seu projeto se adapte corretamente em telas menores.

Se precisar de mais alguma ajuda, é só me avisar.