Fala Paulo, tudo bem?!
Cara, posso te passar a minha visão e opinião sobre o assunto. Para estudar e conhecer as linguagens em si, de fato não é preciso ter um arquivo do figma com layout completo e tudo mais.
Mas, se tratando de html e css, não ter um layout definido te 'limita' muito em questões de pensar estratégias para construir o layout. E o HTML e CSS são exatamente para isso.
Você pode escrever as tags e ver as coisas aparecendo na tela, mas quando se tem um objetivo, como um layout bem definido com medidas e formatos pensados por outra pessoa, isso se torna uma espécie de desafio, onde você precisa procurar os recursos para atingir o resultado final.
Eu tenho observado que muita gente que começa sem um layout definido acaba indo para o caminho 'mais fácil', sem por a prova os conhecimentos aprendidos, utilizando uma interface sempre mais simples.
Uma coisa que me ajudou muito quando estava começando no desenvolvimento das interfaces era copiar o layout de sites que eu gostava. Mesmo sem ter o figma todo estruturado e desenhado, eu ia inspecionando as medidas dos componentes e recriando. Acho que essa é uma estratégia muito boa, sem contar que 'no mundo real' dentro de uma empresa ou projeto você sempre vai precisar atingir o objetivo do layout que foi definido, então, porque não começar a treinar assim desde o começo?