Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Projeto número 11

Boa tarde, estás bem? Abaixo segue uma tentativa para classificar triângulos de acordo com o tamanho de seus lados e a partir dessas informações poder plotar os gráficos que representam os triângulos. Por esse viés, no início do código é definida uma função e solicitado também três valores do tipo 'float'. Há outra forma de solicitar esses valores sem necessariamente digitar três variáveis distintas? Desde já obrigado.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Oi, André! Eu estou bem, e você?

Há, sim, outra forma! Para solicitarmos os lados do triângulo, podemos trabalhar com a função map() do Python. Acompanhe comigo o exemplo abaixo:

def lados_triangulo():
  h, c1, c2 = map(float, input("Digite os valores dos lados separados por vírgula (h, c1, c2): ").split(','))
  return h, c1, c2

O código input("Digite os valores dos lados separados por vírgula (h, c1, c2): ") solicitará os valores para o usuário, enquanto split(',') irá separá-los usando a vírgula como delimitador. Em seguida, o trecho de código map(float, ...) converte cada número informado em float.

A partir dessa organização, cada valor informado será devidamente separado e armazenado em sua variável correspondente (h, c1 e c2).

Para ilustrar, veja o GIF a seguir:

GIF apresentando o funcionamento de um programa em Python, com a inserção de valores em um input e a construção de um triângulo.

A função map é muito interessante, André. Caso tenha interesse em conhecê-la ou pouco mais, ela é abordada neste curso:

Espero ter contribuído para o desenvolvimento do seu projeto, André! Parabéns pelo capricho e por ter ido muito além do desafio proposto, você vai longe. :)

Um abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi, Andrieli! Que bom, estou bem também. Muito obrigado pelas orientações mencionadas acima que superaram as minhas espectativas em termos de possibilidades, porque até então eu pensava em declarar apenas uma variável por exemplo da seguinte maneira mas que não foi bem aplicado para o que eu planejava realizar:

def lados_triangulo ():
    lados = float(input("Digite os valores dos lados:" for _ in range(3)))

Compreendi perfeitamente a aplicação da função map() e pude aplicar no código que se tornou mais eficiente. Portanto, também agradeço pelo link do curso fornecido que tenho a paritir de agora como meta de estudo quando concluir esse primeiro processo de formação. Por esse viés, contribuiste magistralmente com o desenvolvimento do projeto.

Abraços!