Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] [Projeto] Apresentação do projeto

Segue o meu projeto, novamente, com uma alteração de linha (pulei uma linha).

Estou com algumas dúvidas. Agradeço se poderem sanar as mesmas.

1 - Qdo vou "rodar" o programa, obrigatoriamente a mensagem "Erro! Preencha todos os campos!" aparece no site duas vezes. Isso é proposital ou eu errei?

2 - O projeto pergunta qual é o nome, idade e avisa se a pessoa pode ou não tirar a habilitação. Assim pergunto se a criação das variáveis: nome, idade, numero de vendas e saldo disponível tem ou não relevância no projeto?

alert('Boas vindas ao nosso site!');

let nome = 'Lua';
let idade = 25;
let numeroDeVendas = 50;
let saldoDisponivel = 1000;

alert('Erro!Preencha todos os campos');

let mensagemDeErro = 'Erro!Preencha todos os campos!';
alert(mensagemDeErro);

nome = prompt('Qual seu nome');
idade= parseInt(prompt('Qual é a sua idade'));

if (idade >=18) {
    alert('Pode tirar a habilitação!');
}
1 resposta
solução!

Oi Antonio,

Vamos analisar seu código e esclarecer suas dúvidas 💪.

1. A mensagem "Erro! Preencha todos os campos!" aparece duas vezes porque você tem dois alert com essa mensagem.

• O primeiro alert('Erro!Preencha todos os campos'); é executado incondicionalmente no início do seu código.
    • O segundo alert(mensagemDeErro); também exibe a mesma mensagem. Para corrigir, remova um dos alert ou use uma lógica condicional para exibir a mensagem de erro apenas quando necessário 👍.
  2. As variáveis numeroDeVendas e saldoDisponivel são declaradas, mas não são utilizadas diretamente na lógica principal do seu projeto, que é verificar se a pessoa pode tirar a habilitação, mas não estão erradas. 🤔

3. A variável idade verificar se a pessoa pode tirar a habilitação. O nome poderia ser usada na resposta. Exemplo: alert(nome + ', pode tirar a habilitação!');

Para saber mais: Documentação sobre o comando alert() em JavaScript

Continue praticando e explorando as possibilidades da programação 💻!

tux matrix Caso este post o tenha ajudado, marque-o como solucionado ☑️. Bons Estudos! 🤓