2
respostas

Dúvida Projeto

Olá

Tenho feito cursos de html, css, java script e php.

Estou desenvolvendo um projeto pessoal aplicando os conhecimentos gradativamente.

Gostaria de um indicação de ferramentas e cursos da Alura para eu poder gerenciar meu projeto.

Não sei bem ao certo qual ferramenta e métodos poderia utilizar para documentar meu projeto, projetar classes, funcionalidades do sistema, etc.

Gostaria de ter uma ferramenta para que eu pudesse escrever detalhes sobre as funcionalidades do sistema, bem como a relação entre as classes.

Desde já agradeço.

Ricardo

2 respostas

Bom dia, Ricardo!

Aprimorar esses conhecimentos é muito bom e relevante na carreira, especialmente para alguém que está começando sua trajetória profissional em programação, desenvolvendo projetos pessoais. Documentar seus projetos será fundamental para organizar suas ideias, acompanhar o progresso e facilitar a colaboração com outros desenvolvedores.

Além do curso "Certificação PMP e CAPM parte 1" da Alura, existem outras opções interessantes para aprender sobre documentação de projetos, como cursos de gerenciamento de projetos, metodologias ágeis e boas práticas de desenvolvimento.

Lembre-se de que a documentação não se resume apenas a escrever um código claro e comentado. É importante também criar diagramas, fluxogramas, especificações técnicas e manuais de uso, dependendo das necessidades de cada projeto. Essas é umas das tecnicas que estou que estou aprendendo na faculdade de analise e desenvolvimento de sistemas.

Investir tempo na documentação dos seus projetos trará benefícios a longo prazo, tanto para você quanto para outros membros da equipe, além de facilitar a manutenção e o crescimento dos seus projetos.

Desejo sucesso em sua jornada profissional e no desenvolvimento dos seus projetos!

Atenciosamente,

Erik Lisboa.

Olá Erik

Gostaria mesmo de um direcionamento para criação dos diagramas, fluxogramas e outros tipos de documentação além da documentação através de comentários de código.

Os cursos que mencionou "Certificação PMP e CAPM parte 1" ensinam isto?

Além destes mencionados, quais outros na Alura ? Tem estes, cursos de gerenciamento de projetos, metodologias ágeis e boas práticas de desenvolvimento?

Já estudei alguma coisa de PHP que trata de boas práticas, mas as práticas de programação, mas gostaria algo mais voltado ao projeto, diagramas e a parte mais estrutural e documentação para eu ir me aprofundando.

Agradeço.

Ricardo Silva