1
resposta

[Dúvida] Programar em C# com Linux

Olá jovens Sabios da montanha. Eu até então era programador exclusivo de Java. Mas por uma oportunidade, eu estou precisando aprender a programar com C# na plataforma .NET.

Iniciei o curso aqui e a primeira atividade é instalar a IDE e o .NET. Porem....

Eu sou usuário Linux (na essencia rsrs) e não tenho uma maquina Windows para codificar. Minha grande duvida é:

  • É possivel instalar o .Net e a IDE do Visual Studio (Eu já tenho o VS code) para codar, compilar e testar nativamente meus codigos dentro do ecossistema Linux(sem gambiarras ou wine)?
1 resposta

Olá Diogo. Tudo bem?

A resposta é Sim, é possível programar em C# e usar o .NET no Linux! A Microsoft tem trabalhado para tornar o .NET multiplataforma, o que significa que você pode usá-lo no Windows, Linux e MacOS.

Para o seu caso, você pode usar o .NET Core, que é uma versão do .NET que foi projetada para ser multiplataforma. Você pode baixá-lo diretamente do site oficial da Microsoft. Aqui está o link para a página de download: Download .NET Core

Em relação à IDE, o Visual Studio Code é uma ótima opção para Linux. Ele é leve, rápido e suporta uma grande variedade de linguagens de programação, incluindo C#. Para tornar a sua experiência de codificação em C# melhor no VS Code, você pode instalar a extensão C# que é oficialmente fornecida pela Microsoft. Aqui está o link para a extensão: C# para Visual Studio Code

Aqui está um exemplo de como você pode criar e executar um projeto C# simples no Linux:

  1. Primeiro, instale o .NET Core e o VS Code com a extensão C#.
  2. Abra o terminal.
  3. Crie um novo projeto C# com o comando: dotnet new console -o MeuProjeto
  4. Navegue até o diretório do projeto com o comando: cd MeuProjeto
  5. Execute o projeto com o comando: dotnet run

Isso criará um novo projeto de console C# no diretório "MeuProjeto" e executará o projeto. Você deve ver a mensagem "Hello World!" no terminal.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software