Hoje, programar parece ser muito mais sobre entender o código gerado, revisar, validar e corrigir do que escrever tudo do zero. Vejo muitos desenvolvedores experientes comentando que a IA acelerou bastante o desenvolvimento, mas também trouxe um problema: muita gente se candidata às vagas fazendo apenas vibe coding, sem realmente compreender o que está produzindo. Isso acaba gerando falhas que seriam simples de evitar com uma revisão cuidadosa. No fim, um bom programador se parece cada vez mais com um professor corrigindo a atividade de um aluno: ele analisa, identifica erros, faz ajustes e garante que tudo esteja correto antes da entrega.
É justamente esse tipo de profissional que eu quero me tornar. Quero ser um bom "professor", alguém que entende de verdade como a linguagem funciona e consegue identificar e corrigir erros antes que eles virem problemas maiores. Não quero apenas fazer o código funcionar; quero entender o motivo de cada decisão e saber explicar por que ela foi tomada.
Vejo muitos SaaS sendo criados com vibe coding. Em vários casos, percebo falhas que claramente não deveriam acontecer. Ainda não tenho conhecimento suficiente para corrigi-las, mas consigo reconhecer que há algo errado. Para mim, isso reforça a importância de estudar os fundamentos da programação, porque é esse conhecimento que permite transformar um código gerado por IA em um software realmente confiável e bem construído.