1
resposta

Dúvida - Profissional de UX e UI

Bom dia pessoal, tudo bom?

Eu estou fazendo transição de carreira e estudo Análise e Desenvolvimento de Sistemas e tenho algumas dúvidas em relação a UX e UI. Um bom profissional de UX e UI precisa ser muito fera em programação? Quais linguagens de programação são importantes para um bom profissional da área? Quais as Soft Skills são fundamentais para um ótimo desempenho na área?

Obrigada, um abraço

1 resposta

Bom dia Tatiani, tudo bem =D

Não existe o pré-requisito de conhecer programação para se tornar uma pessoa UX ou UI. O que existe é o seguinte:

  • O processo de trabalhar com o UX é mais relacionado a pesquisa, e entender a pessoa usuaria, você vai se comunicar bastante com o time de desenvolvimento e por isso entender pelo menos o que são as linguagens é importante para se destacar no mercado, se você precisar falar sobre desenvolvimento para celular, ter em mente que react é uma linguagem usada para este fim, mas conhecer como usá-la e construir algo com ela não é necessario.

  • Já o processo de UI que lida com a construção de protótipos para interface, é legal que você conheça um pouco mais a fundo só para entender as limitações que a programação tem mediante a tela que você criou, para você prototipar algo que seja de fato aplicável no produto final, mas também não existe a necessidade de conhecer e programar.

Dito isso, conhecer as linguagens que o seu time trabalha é importante para que aconteça uma boa comunicação, mas conhecer não é trabalhar com ela, é poder dizer o que ela é responsável por fazer e até onde o time consegue ir com ela.

E isso esta incluso a softskill mais usada, comunicação, você tem que ser uma pessoa que sabe se comunicar muito bem, pois será a pessoa que venderá as dores das pessoas usuárias e apontará o que pode ser feito de melhoria. Sem a habilidade de uma comunicação clara e sucinta você vai ter muitos problemas como UX designer ^^

Espero que ajude.