Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] Profissão que mais aparece

Replicando as dúvidas da Luiza, do Luiz e do Amauri, que não foram respondidas, eu também fiquei com dúvida em relação ao método utilizado para contagem da profissão que mais aparece.

Ao atualizar o banco de dados, se uma nova profissão passar a aparecer com mais frequência que a profissão de "desenvolvedor", da forma explicada no vídeo, o cartão continuaria mostrando "desenvolvedor" como a mais frequente erroneamente?

Teria alguma outra maneira para automatizar isso, e configurar o cartão para de fato contar as profissões e mostrar a que aparece com maior frequência?

4 respostas

Olá Bruno,

Assim que você atualiza as conexões existentes dentro do power bi ele verifica e atualiza se verificado que houve a alteração.

At.te,

Olá Raphael,

Neste caso apresentado pelo professor na aula acredito que não atualizará pois a profissão "Desenvolvedor" foi selecionada manualmente, sem a existência de nenhuma fórmula. Caso no futuro hajam mais "Advogados" por exemplo, o Power BI não vai reconhecer que ele é o que mais tem aparições e a alteração do cartão teria que ser feita manualmente toda vez que isso ocorrer

A dúvida é em relação a automatização desse processo manual, seja a partir de fórmulas DAX ou de algum filtro no próprio Power BI

Att,

solução!

Olha, eu consegui assim:

Adiciona o cartão no dashboard, e em "Campo" arrasta a coluna desejada, a minha coluna de chama "_Sistema", pela setinha vc escolhe a opção "Primeiro _Sistema".

Dai vc abre a aba de "filtros neste visual" (pois você só quer filtrar os dados dentro do cartão) e arrasta a coluna pra lá também. Muda o tipo de filtro para "N superior" e em "Mostrar itens" coloca "Superior" e na caixinha do lado coloca "1" (pois você quer o item com maior contagem) em "Por valor" arrasta a sua coluna e pela setinha escolhe a opção "Contagem de _Sistema"

no meu deu certo e eu testei com 3 colunas da minha planilha, espero que dê certo pra você também

Imagem da tela exemplificando o tutorial acima

Perfeito Thalita! Deu certo utilizando esse meio! Muito obrigado!