2
respostas

[Dúvida] PROCX retornando mesmo valor para para produtos

No curso BI com Excel: criando um Dashboard sem complicação, quando listamos os TOP 5 produtos mais vendidos, foi utilizado o PROCX para procurar o produto baseado nas maiores quantidades vendidas, entretanto, quando as quantidades vendidas são as mesmas, o PROCX retorna o mesmo valor e não os dois outros produtos vendidos.

2 respostas

Oi, Celso! Como vai?

Ótima observação. A função PROCX, de fato, retorna apenas o primeiro valor encontrado em sua busca.

Uma possível solução para encontrar todos os resultados de produtos com a mesma quantidade de venda seria juntar outras funções, e construir uma expressão mais complexa que possa lidar adequadamente com empates. Se utilizássemos uma condicional SE, por exemplo, seria algo mais ou menos assim:

=SE(B2=MAIOR($B$2:$B$6;1);A2;"")

Nesse exemplo, a célula B2 contém a quantidade vendida do primeiro produto, a célula A2 contém o nome do primeiro produto e o intervalo $B$2:$B$6 representa a coluna com as quantidades vendidas de todos os produtos. A função MAIOR($B$2:$B$6;1) retorna a maior quantidade vendida.

Espero ter ajudado!

Abraços.

Boa tarde!

Larissa, obrigado pelo feedback. Perdão pelo tempo, pois estava sem tempo para o curso. Não consegui visualizar como aplicar a fórmula que indicou ao PROCX da planilha do curso:

=PROCX(C2;'Top 5 Produtos mais Vendidos'!B:B;'Top 5 Produtos mais Vendidos'!A:A;"erro";0;1)

De qualquer forma, estou estudando como combinar as fórmulas de forma que tanto usando o PROCV ou PROCX, eu consiga um resultado confiável para este caso de resultados iguais que a função trás como resultado o primeiro nome e que acabei me deparando numa aplicação do meu trabalho.

Grato.