2
respostas

[Dúvida] Procrastinação como avitar com uso de métodos aprendidos e ferramentas de organização da rotina?

Olá, gostaria de obter opinião de vocês para eficiencia do dia a dia.

Acredito que a procrástinação seja um periodo e/ou fase em que todos podemos passar e sujeitos perceptivelmente identificar o momento. Agora gostaria de buscar com sugestão de todos, meios nos quais ao identificar-me em um momento procrastinatório saia dele e além disso evite-os futuramente.

Grato a todos pelas sugestões e depoimentos.

2 respostas

Olá, Egberto! A procrastinação é um problema comum para muitas pessoas, mas existem diversas técnicas e ferramentas que podem ajudar a evitar e lidar com ela. Uma dica é utilizar a técnica Pomodoro, que consiste em dividir o tempo em períodos de trabalho de 25 minutos, seguidos por intervalos curtos de 5 minutos. Após quatro períodos de 25 minutos, é possível fazer um intervalo maior de 15 a 20 minutos.

Outra ferramenta útil é o Trello, que é um aplicativo de gerenciamento de projetos que permite criar listas de tarefas e acompanhar o progresso delas. É possível definir prazos e prioridades para cada tarefa, o que ajuda a manter o foco e a organização.

Além disso, é importante identificar as causas da procrastinação e trabalhar nelas. Às vezes, a procrastinação pode ser um sinal de que a tarefa é muito grande ou complexa, então é preciso dividi-la em etapas menores e mais gerenciáveis. Também é importante identificar os momentos do dia em que você é mais produtivo e tentar ajustar sua rotina para aproveitar melhor esses momentos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Concordo contigo Bruna, no sentido de que algumas atividades complexas e desafiadoras geram um certo bloqueio até para começar. Tem haver com priorização e boas definições de prazo/expectativas e também de competências.

Na procrastinação o comportamento sempre é o mesmo, vamos colocando vários pretextos e justificativas pra deixar pra depois, ficamos angustiados de forma tal que nos trava e no último prazo nos movemos pra fazer... com a qualidade "de última hora".

Pra mim foi interessante a aula sobre a zona de aprendizagem, que é mostrado o estudo do Mihaly onde nos eixos do gráfico, encontramos o nível de desafio vs o nível de competência. Quando o desafio é muito grande e não temos a competência necessária ficamos ansiosos! É uma batalha da mente! Entender isso é uma chave super importante.