2
respostas

[Dúvida] Processo de Teste de Software

Tenho uma dúvida em como planejar o teste de software dentro de uma equipe Agil. Em uma Sprint de 7 dias de desenvolvimento, quando a equipe de desenvolvedores entrega o produto para o time de QA ele Inicia o teste, podemos dizer que iniciou-se uma "Sprint de Teste" então o QA sempre fica 1 Sprint atrás dos desenvolvedores?

2 respostas

Olá Pedro!

Em uma metodologia ágil, como o Scrum, normalmente o trabalho de desenvolvimento e teste ocorre dentro da mesma Sprint, ou seja, o time de QA não fica necessariamente uma Sprint atrás do time de desenvolvimento.

Durante uma Sprint de 7 dias, o time de desenvolvimento trabalha na implementação das funcionalidades e também deve incluir a escrita de testes automatizados, sempre que possível. Esses testes automatizados são executados regularmente para garantir a qualidade do código.

Além disso, o time de QA também trabalha durante toda a Sprint, executando testes exploratórios, revisando os requisitos, planejando testes adicionais, identificando e reportando bugs. O time de QA colabora com o time de desenvolvimento para solucionar problemas encontrados e garantir que o software atenda aos requisitos de qualidade.

É importante que o time de QA esteja integrado ao processo de desenvolvimento desde o início, participando das reuniões de planejamento da Sprint e das cerimônias do Scrum. Dessa forma, eles podem alinhar suas atividades com o trabalho do time de desenvolvimento e garantir que o teste seja realizado de forma contínua ao longo da Sprint.

Espero ter ajudado! Grande Abraço e Bons Estudos!

Acho ótimo!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software