1
resposta

[Dúvida] Processo de carga estruturas com vários níveis

Olá, Nas duas últimas aulas, construímos um processo para a carga dos dados da "estrutura de vendas" que compreendia apenas 3 níveis de hierarquia. Para isso, foi necessário o desenvolvimento de 3 etapas de ETL. Uma para cada nível da estrutura. O que aconteceria se tivéssemos uma estrutura mais ampla, por exemplo, com 10 níveis de hierarquia? Seria necessário criar um processo com 10 etapas? Ou existe alguma outra maneira mais "direta" de realizar essa tarefa?

att,

1 resposta

Oi, Gabriel, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

Não é necessário criar um processo com 10 etapas separadas. Existem maneiras mais "diretas" de realizar essa tarefa. Uma abordagem que você pode adotar é utilizar um loop ou uma estrutura de repetição para percorrer cada nível da estrutura e realizar a carga dos dados. Dessa forma, você pode reutilizar a mesma lógica de ETL para cada nível, evitando a necessidade de criar etapas separadas para cada um.

Por exemplo, você pode criar uma variável que representa o nível atual da estrutura e, em seguida, utilizar essa variável em um loop para realizar a carga dos dados para cada nível. A cada iteração do loop, você atualiza o valor da variável para o próximo nível da estrutura. Essa abordagem permite que você automatize o processo de carga dos dados para qualquer número de níveis na estrutura, tornando-o mais flexível e escalável.

A escolha da melhor abordagem dependerá das características específicas da sua estrutura de vendas, das ferramentas e tecnologias disponíveis, bem como dos requisitos e restrições do seu projeto. É sempre recomendável avaliar cuidadosamente a complexidade da estrutura e a eficiência do processo de ETL para encontrar a solução mais adequada para o seu cenário.

Recomendo este artigo para leitura a respeito do papel do ETL na integração dos dados:

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software