Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Dúvida] Problemas na máscara de camada

Felipe, tudo bem? Pode me ajudar com um problema que estou enfrentando, por favor?

Finalizei o projeto da pizza e resolvi tentar criar um novo projeto sozinho para treinar, porém, não sei se alterei algum tipo de configuração mas não estou mais conseguindo apagar ou trazer de volta informações para a mascara de camada. Fica apenas transparente. Eu tentei de diversas formas, com a borracha, com pincel... sempre criando a máscara de camada antes de começar a usar as ferramentas de seleção.

Porém, tentei também criar a máscara depois de já ter selecionado o peixe, igual você fez nesse caso da pizza. A princípio, funciona, porém, ao tentar apagar ou incluir algo novamente na máscara, volta a apenas ficar transparente.

Veja nos prints abaixo, espero que seja possível de entender:

Seleção do objeto feita na máscara de camada Inverti a seleção para excluir o excesso e depois ajustar aos poucos o restante que precisava ser excluídoAo apertar o botão 'delete', apenas fica mais claro e transparente a imagem, ao invés de realmente excluirEm nova tentativa, fiz a seleção do objeto antes de criar a máscara de camada Ao clicar para 'adicionar mascara de camada', aparentemente funciona, sendo igual ao que você demonstrou na pizza Após adicionar a máscara, outra coisa que aparentemente funciona é a função para deletar coisas da imagem, dessa vez, ao usar a borracha para apagar, realmente some e aparece apenas o quadriculado cinza e branco Porém, caso eu queira trazer algo de volta à mostra, ao usar a borracha ou qualquer outra ferramenta, o resultado volta a ser aquele transparente estranho

5 respostas

Fala, Diego

Tudo bem?

Provavelmente o preto que você está usando não é realmente preto e sim um tom de cinza escuro. Se for esse o caso, o esconder e apagar da máscara será parcial: cinzas mais escuros esconderão mais e cinzas claros esconderão menos. Confira se o tom em questão está com os valores de RGB zerados para entender se é preto mesmo.

Espero ter ajudado!

Abraços

Fala, Felipe, tudo bem e contigo?

Entendi, eu dei uma olhada aqui e está no preto máximo sim, os valores estão todos zerados. Notei uma coisa ao abrir as imagens no photoshop. Aparece a mensagem dizendo que "o documento não possui um perfil RGB incorporado". Aí surgem 3 opções para selecionarmos: -Deixar como está; -Atribuir o RGB ativo; -Atribuir perfil.

Isso teria alguma relação? Essa opção também apareceu em algumas imagens do curso, como as calabresas, por exemplo, mas não impediu em nada a edição. Sempre selecionei a opção "atribuir o RGB ativo".

Esse 'problema' de apagar e esconder estar parcial está acontecendo com toda imagem que baixo da internet e tento editar, só com as do curso que funcionam normalmente. Já fiz testes com diferentes tipos de pincel, opacidade, dureza e não consegui desvendar o problema.

Teria alguma ideia de como arrumar isso, por favor? Inclusive, já até redefini as opções do modo 'Essentials' para o caso de ter sido alguma alteração acidental, enfim.

Obrigado pela ajuda.

Valores RGB zerados Documento sem RGB

Caramba, que estranho...

O perfil de cores não interfere no funcionamento da máscara.

Me encaminhe o seu documento PSD com a imagem do peixe, por favor (pode ser por um link desbloquado do Drive, por exemplo).

Opa, combinado.

Segue o link, veja se consegue acessar: https://drive.google.com/file/d/18Q7FRY6P3cG9RFnucLE2bUHOYaN7WNwA/view?usp=sharing

Valeu pela ajuda!

solução!

Então, eu abri o seu arquivo e consegui esconder normalmente partes da imagem com o Pincel na cor preta, como mostro nesse gif. Repare que quando eu acesso a visualização do conteúdo da camada (clicando nela com o botão esquerdo do mouse e a tecla Alt pressionada) pode-se pereceber que a porção do peixe que está com uma opacidade "estranha" (que depois eu escondo) está, na verdade, pintada de branco - quando deveria estar preto 100%. Então, acredito que a cor que você usou era algum tom de cinza e não preto ou branco puros.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software