Sempre que uso as teclas de atalho dos eixos X, Y e Z, o material no qual estou trabalhando aparece em um local e escalas diferentes, como se o Blender ¨Memorizasse" um estado para cada eixo. Gostaria de saber como solucionar isso.
Sempre que uso as teclas de atalho dos eixos X, Y e Z, o material no qual estou trabalhando aparece em um local e escalas diferentes, como se o Blender ¨Memorizasse" um estado para cada eixo. Gostaria de saber como solucionar isso.
Ei, Alisson! Tudo bem?
Nesse caso, o Blender pode estar com o modo de transformação proporcional ativado, ou talvez você esteja usando a ferramenta de manipulação de maneira diferente do esperado.
Teste revisar alguns pontos:
Verifique se o Modo de Transformação Proporcional está desativado. Clique no ícone de círculo pequeno no centro superior da 3D Viewport (barra de ferramentas superior). Quando o ícone está azul/cinza escuro, está ativado; quando está cinza claro, está desativado.
Cheque se você está no modo correto ao aplicar as transformações. No modo de edição, as transformações afetam apenas a geometria selecionada, enquanto no modo de objeto, elas afetam o objeto inteiro.
Se o problema persistir, você pode tentar redefinir as transformações do objeto. Selecione o objeto e pressione Ctrl + A e escolha "All Transforms" para aplicar todas as transformações e ver se isso resolve o problema.
Espero que uma dessas dicas ajude a resolver a questão que você está enfrentando.
Qualquer dúvida, compartilhe no fórum. Bons estudos e ate mais!
Oi Nathalia, obrigado pela resposta rápida.
Ao tentar fazer como você descreveu, descobri que tudo estava funcionando normal. No caso, eu quem havia entendido errado como funciona esse atalho pois, se a escala, por exemplo está selecionada no canto esquerdo, eu presumia que pressionando G, que é o move, alternaria ali também, o que não ocorre. Juntamente após selecionar essas ferramentas de transformação pelo atalho ele entra automaticamente no modo transformação livre, e só depois que os atalhos de eixo que funcionam corretamente.