Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

[Dúvida] Problemas com microfone

Oi, gente!

Vi que já perguntaram isso aqui mas nenhuma das respostas conseguiu resolver o meu problema. Quando eu abro o código pelo live server não existe a possibilidade de autorizar o uso do microfone. Aparece que o site não é seguro e não me dá nenhuma opção de alterar esse status. E quando eu abro pelo arquivo html o pedido de autorização fica aparecendo a cada segundo, me impedindo de testar o jogo.

Alguém tem alguma ideia de como eu posso resolver isso?

Obrigada!

9 respostas

Oii, Moana! Tudo bem?

Peço desculpas pela demora em respondê-la.

Que chato que esteja tendo esses comportamentos em seu código, acaba atrapalhando a continuidade dos estudos, mas não se preocupe.

Pelo cenário apresentado, uma sugestão para resolvermos é verificar se está utilizandoHTTPS ao invés do HTTP para abrir o seu código. O navegador pode bloquear o acesso ao microfone em um ambiente não seguro. Quando se utiliza o HTTPS, é criado uma conexão segura e o navegador entenderá que é seguro permitir o acesso ao microfone.

Outra opção é verificar as configurações de privacidade do seu navegador. Em seu navegador, vá em "Configurações" -> "Privacidade e Segurança" -> "Configurações do site" -> "Microfone" e forneça as permissões para se utilzar o microfone.

Outro ponto que é importante se atentar, nem todos os navegadores suportam o acesso ao microfone através do JavaScript. Verifique se o navegador que você está utilizando é compatível com essa funcionalidade.

Espero que as sugestões te ajude.

Bons estudos, Moana!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi, Nathalia! Obrigada pela resposta.

Então, eu estou abrindo ele pelo Live Server. E aí sempre que abro por ele diz que a conexão não é segura.

Essa sugestão de verificar as configurações não funciona pois ele não me dá a opção de alterar a autorização do microfone porque diz que o site não é seguro.

E, no caso, to usando o Chrome. Então, acho que não seria esse o problema.

Oii, Moana! Tudo bem?

Eu quem agradece por ter retornado.

Você pode, por gentileza, enviar o link do Gituhub contendo todos os arquivos e códigos. Pois, assim, consigo acessar o seu código para encontrar uma solução mais assertiva para você.

Abraço, Moana!

Claro! Aqui vai:

https://github.com/moanadl/jogoadivinhanumero.git

Oii, Moana! Tudo bem?

Desculpas pela demora em respondê-la.

Fiz alguns testes por aqui e na minha máquina, com o Chrome, o seu projeto abriu com sucesso e até pude jogar um pouquinho, rs. Quero aproveitar e te dar os parabéns, o seu código está muito bom, organizado e bem estruturado! Fiz um gif para te mostrar:

Gif mostrando o jogo de adivinhação desenvolvido durante o curso de JavaScript: validações e reconhecimento de voz

Também testei no Chrome em outra máquina, abriu o alerta de que o site não é seguro e me forneceu as opções de ativar o microfone, ativei e funcionou. A imagem foi essa:

Então, com base nesses testes, realmente o problema pode está no navegador. Moana, se possível, tire o print da tela quando você tenta abrir o seu projeto para podermos identificar o erro, semelhante ao print acima.

Abraço!

Oi, Nathalia!

Desculpa a demora pra responder, só consegui tempo hoje. Agradeço pelo elogio! É muito importante pra gente que está nesse iniciozinho de carreira em Desenvolvimento receber esse feedback. Dá mais ânimo e forças para continuar haha

Essa é a imagem da tela que aparece para mim. Como dá pra ver, ele não permite que eu altere a permissão de microfone. Isso quando eu abro pelo Live Server. Quando eu abro pelo link do github pages ele permite que eu use o microfone, mas por algum motivo ele não reconhece os números. Quando eu falo um número ele escreve por extenso. Não sei o que está acontecendo haha

Permissões oferecidas para sites não seguros que aparecem para mim

Oii, Moana! Tudo bem?

Que feedback legal, fico muito feliz por carregar as suas energias aí para você continuar em sua jornada, conte com a gente sempre!

Moana, você pode clicar no botão escrito "Redefinir permissões" que é possível que ela "destrave" as opções que estão bloqueadas para também serem definidas manualmente. Tente e me conte se deu certo.

Quanto aos números sendo escritos por extenso, isso é bem comum, devido à sensibilidade que pode ocorrer na interação do usuário com a aplicação.

Espero que o teste dê certo, qualquer dúvida conte conosco.

Bons estudos, Moana!

Oi, Nathalia!

Então, não funcionou redefinir permissões haha

Mas, eu consegui fazer de outro jeito. Quando eu abro pelo live server ele abre na porta: http://192.168.137.149:5501/. Mas se eu troco para http://127.0.0.1:5501/index.html ele libera o microfone, por algum motivo. Vai saber... Mistérios da web. Mas pelo menos deu tudo certo. Estava precisando liberar isso para trabalhar em uma outra aplicação com o web speech recognition.

Muito obrigada pela paciência e pela ajuda, viu!?

solução!

Oii, Moana!

Eu quem agradeço. Fiquei feliz que tenha testado outras soluções e que uma delas tenha funcionado direitinho!

A porta na qual abriu e deu certo, é um IP que se refere ao próprio computador, que contém permissões menos restritivas e faz a solicitação do uso do microfone diretamente do seu próprio sistema.

Agradeço por compartilhar aqui, certamente vai ajudar outros colegas.

Continue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida, estaremos aqui para te auxiliar.

Abraço, Moana!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software