Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Problemas com comandos help, pretty e format

O comando help não funciona, a documentação abre no navegador. Consegui contornar o problema substituindo git log --help por git log -h, só que o retorno é completamente diferente do que aparece na tela do instrutor. Além de fornecer menos informações, parece não existir a opção de pesquisar por pretty formats nem por qualquer outra coisa. Eu planejava incluir um print do retorno que obtenho com git log -h, mas a ferramenta de inserção de imagens do fórum não está funcionando, diz que carrega mas não aparece nada, então colei aqui embaixo:

usage: git log [<options>] [<revision-range>] [[--] <path>...]
   or: git show [<options>] <object>...

    -q, --[no-]quiet      suppress diff output
    --[no-]source         show source
    --[no-]use-mailmap    use mail map file
    --[no-]mailmap        alias of --use-mailmap
    --clear-decorations   clear all previously-defined decoration filters
    --[no-]decorate-refs <pattern>
                          only decorate refs that match <pattern>
    --[no-]decorate-refs-exclude <pattern>
                          do not decorate refs that match <pattern>
    --[no-]decorate[=...] decorate options
    -L <range:file>       trace the evolution of line range <start>,<end> or function :<funcname> in <file>

Além disso, o comando git log --format também não funciona, retorna:

fatal: unrecognized argument: --format

Não sei o motivo disso estar acontecendo, nem se eu posso ignorar esses problemas e continuar o curso. Se alguém puder me ajudar a entender, fico muito grata.

1 resposta
solução!

Oi Karina! Tudo bem?

Primeiro, sobre o comando git log --help que está abrindo a documentação no navegador, isso é um comportamento esperado em algumas configurações do Git, especialmente se você estiver usando um sistema operacional que direciona a ajuda para o navegador. A alternativa git log -h realmente oferece um resumo mais curto e direto no terminal, mas como você notou, ele não fornece a documentação completa que o --help oferece.

Sobre o erro com git log --format, pode ser que a versão do Git que você está usando não suporte essa opção, embora isso seja raro, já que é uma funcionalidade bem estabelecida. Verifique a versão do seu Git com git --version. Se for uma versão muito antiga, considere atualizá-la.

Para usar o --pretty ou --format, você pode tentar algo como git log --pretty=oneline ou git log --format="%h %s", que deve funcionar se a sua versão do Git estiver correta.

Se o problema persistir, talvez seja interessante verificar se há alguma configuração específica no seu ambiente que possa estar interferindo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.