8
respostas

[Dúvida] Problemas com as máscaras

pessoal boa tarde, estou tendo problemas na hora de usar a mascara e as opcoes de subtrair , interseccao e outras no figma. Sera que alguém consegue me dar um help ? Já tô ficando doida ksksks

A situação é a seguinte, estou com um vetor e quero remover a parte de baixo dele, porém toda vez que tento aplicar uma máscara, ele fica com a cor do objeto que eu coloquei e o vetor some , isso tb vem acontecendo quando eu uso imagem.

Eu fiz um teste, tentei tirar a opacidade da forma que eu usei como máscara, ai momentaneamente funcionou, mas acho isso como se fosse uma gambiarra neh, então queria entender o que pode ter acontecido, pq já faz tempo que tenho esse problema e não consigo resolver.

A imagem abaixo é o resultado do que acontece, quando eu tento usar uma forma com apenas o fill, e dai uso a máscara ou qualquer outro meto omde union ou outro ele sempre deixa assim.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

8 respostas

Olá, Daniela, como vai?

Pelo que você descreveu, vale testar alguns pontos para identificar o que está acontecendo.

O primeiro teste é verificar a ordem das camadas. No Figma, a máscara precisa estar abaixo do objeto que você quer mascarar dentro do mesmo grupo. Se a ordem estiver invertida, o resultado costuma ser exatamente esse que você comentou.

O segundo ponto é conferir se o objeto usado como máscara tem apenas fill, sem stroke. Strokes podem interferir no comportamento da máscara de formas inesperadas.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

oi , Mike , então ja fiz exatamente isso que você me falou, verifique as ordens e esta sempre correto. E o mais curioso é que isso acontece tb sempre com Imagens e nesse caso do print era vetor .
O que pode ser ?
porque eu deixei opaco a forma que usei de máscara e ai apareceu o elemento :/

Oi, Daniela.

Consegue compartilhar o seu projeto? Assim consigo testar e te dar uma resposta mais assertiva.

Sigo a disposição :)

oi, então, criei um projeto exatamente igual ao que eu descrevi pra compartilhar com você, eu só fiz o exemplo de vetor e deixei soh visualizar, acredito que vc consiga duplicar e fazer os testes, eu tô usando a versão free , segue o link https://www.figma.com/design/5j4vjdf97F95QDcvOxdtsG/Teste-m%C3%A1scara?node-id=0-1&t=jdT7dLZC47b3YATp-1

Oi, Daniela.

Tenta agrupar o frame onde está o vetor antes de aplicar a máscara.

Ou também pode desativar o recorte de conteúdo do frame.

oi, bom dia, testei aqui, a primeira opção funciona tanto pra imagem quanto pro vetor, o curioso é qu estava fazendo exatamente isso que você passou e não estava indo, pode ser algum bug da minha conta talvez . Já a segunda opção na qual você demonstrou que é desativar o recorte, eu nãomconsegui encontrar aqui pra fazer o teste, esta opção tem na versão free do figma ?

Tem disponível sim, os testes acima foram feitos na versão gratuita. Confere se o elemento selecionado é um frame, os frames ficam marcados com um ícone de tralha (jogo da velha) no painel de camadas, no lado esquerdo da tela.

há, entendi, deve ser isso então, eu fiz com formas e não com frames , obrigada pelas ajudas .