Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Problemas ao carregar a imagem da Galáxia NGC 1079

Link para o GitHub com o código com meu problema: https://github.com/Ishik-R/Django-persistencia-de-dados-e-admin

Procurei seguir os exatos pasos da aula, mas tive problemas na exibição da imagem da Galáxia NGC 1079. Ao carregar a página a imagem da Nebulosa de Carina é exibida corretamente, mas a da Galáxia NGC não é. O terminal inclusive indica o erro 404 na requisição da imagem.

Não sei se é relevante, mas ao longo do meu processo de tentativas de resolução do problema, eu tentei algumas variações no meu código:

  • eu tentei colocar diferentes arquivos de imagem (sempre, claro, passando a referência com o nome adequado para o campo "foto"), mas nenhuma outra imagem foi exibida corretamente.
  • somente a imagem da Nebulosa de Carina é exibida corretamente, tanto que eu experimentei criar mais de um campo de exibição com a imagem da Nebulosa de Carina, e não tive nenhum problema.

Desde já, agradeço.

2 respostas
solução!

Olá Renan!

Ao analisar o código fornecido, percebi que os arquivos de imagens usados na aula não foram adicionados no caminho setup > static > assets > imagens > galeria. Isso faz com que a imagem da Galaxia 1079 não seja exibida.

Peço que faça o download dos arquivos de imagens da Galaxia 1079 e tente adicioná-los, e faça o teste novamente, você pode fazer isso seguindo os passos abaixo:

  • Realize o download da imagem hubble_ngc1079.jpg disponibilizada no seguinte link
  • Adicione-a na pasta setup > static > assets > imagens > galeria do seu projeto
  • Agora, basta acompanhar os passos apresentados na aula: Passando uma referência.

Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Boa noite!

Acabei de descobrir a resposta por aqui também. É exatamente como você indicou, as imagens não estavam no caminho correto. Não havia percebido, mas havia salvado todas as imagens em static > assets > imagens > galeria, que é justamente a principal recomendação da aula quando uma nova imagem deve ser acrescentada.

Para os que futuramente cometerem o mesmo erro que o meu, recomendo a leitura da documentação do Django. Foi através dela que eu pude notar o erro e corrigi-lo: https://docs.djangoproject.com/en/4.2/ref/contrib/staticfiles/

Mas... nada como prestar a devida atenção na aula, não é mesmo? hahaha

Obrigado pela ajuda, Victor

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software