Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Problema para rodar o app de tarefas

Olá a todos,

Eu preciso de uma ajuda pois o meu app não tá funcionando. Eu fiz a integração do banco de dados sqflite porém o banco só é detectado na primeira vez que abro o emulador, depois disso ele não é detectado mais e dá erro. Eu também não to conseguindo adicionar nova tarefa ao app.

O projeto está aqui: https://github.com/JPCarvalho23/flutter_organizer

Obrigado!

1 resposta
solução!

Olá, estudante. Tudo bem?

Pelo que você descreveu, parece que pode haver algum problema na inicialização do banco de dados sqflite ou na função que adiciona novas tarefas.

Você pode estar verificando a inicialização do banco de dados. No arquivo database_helper.dart, você deve ter um método que cria o banco de dados se ele ainda não existir. Ele deve ser algo parecido com isso:

initDb() async {
  String path = join(await getDatabasesPath(), 'tarefas.db');
  return await openDatabase(path, version: 1, onCreate: _onCreate);
}

Certifique-se de que esse método está sendo chamado corretamente quando o app é iniciado. Isso garantirá que o banco de dados seja criado na primeira vez que o app for aberto e que seja detectado nas vezes subsequentes.

Em seguida, vamos verificar a função que adiciona novas tarefas. No mesmo arquivo database_helper.dart, você deve ter um método que insere uma nova tarefa no banco de dados. Ele deve ser algo assim:

Future<int> inserirTarefa(Tarefa tarefa) async {
  Database db = await this.database;
  var resultado = await db.insert('tarefas', tarefa.toMap());
  return resultado;
}

Certifique-se de que esse método está sendo chamado corretamente quando você tenta adicionar uma nova tarefa. Além disso, verifique se a classe Tarefa e o método toMap() estão corretamente definidos.

Por fim, se ainda estiver com problemas, sugiro que você adicione alguns blocos try/catch em seu código para capturar e lidar com possíveis erros. Isso pode ajudá-lo a identificar onde exatamente o problema está ocorrendo.

• Para que eu possa te ajudar melhor, compartilhe mais detalhes, por exemplo, qual curso você está fazendo e em que aula está. Lembrando que você pode abrir a dúvida no contexto da aula específica, clicando em fórum na coluna da aula

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.