2
respostas

[Dúvida] Problema no terminal no Visual Basic Studio

Boa tarde, comunidade Alura!

Eu coloquei em prática o que eu aprendi na aula da "Introdução ao Playground e a API da Open AI", mas o terminal não retornou o mesmo resultado apresentado no vídeo, pelo contrário, acredito que apresentou uma série de erros que eu não estou sabendo interpretar, mesmo criando o ambiente de forma correta conforme apresentado em aula. Alguém poderia me orientar de forma que eu possa entender esse problema?

Segue abaixo a mensagem que aparece no terminal:

PS C:\Users\Usuario\curso_1_openai> & c:/Users/Usuario/curso_1_openai/Scripts/python.exe c:/Users/Usuario/curso_1_openai/main.py
Traceback (most recent call last):
  File "c:\Users\Usuario\curso_1_openai\main.py", line 9, in <module>
    resposta=cliente.chat.completions.create(
             ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
  File "C:\Users\Usuario\curso_1_openai\Lib\site-packages\openai\_utils\_utils.py", line 275, in wrapper
    return func(*args, **kwargs)
           ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
  File "C:\Users\Usuario\curso_1_openai\Lib\site-packages\openai\resources\chat\completions.py", line 663, in create
    return self._post(
           ^^^^^^^^^^^
  File "C:\Users\Usuario\curso_1_openai\Lib\site-packages\openai\_base_client.py", line 1200, in post
    return cast(ResponseT, self.request(cast_to, opts, stream=stream, stream_cls=stream_cls))
                           ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
  File "C:\Users\Usuario\curso_1_openai\Lib\site-packages\openai\_base_client.py", line 889, in request
    return self._request(
           ^^^^^^^^^^^^^^
  File "C:\Users\Usuario\curso_1_openai\Lib\site-packages\openai\_base_client.py", line 980, in _request
    raise self._make_status_error_from_response(err.response) from None
openai.NotFoundError: Error code: 404 - {'error': {'message': 'The model `gpt-3.5` does not exist', 'type': 'invalid_request_error', 'param': None, 'code': 'model_not_found'}}
PS C:\Users\Usuario\curso_1_openai>
2 respostas

Olá, Davi! Tudo bem?

De acordo com a mensagem de erro compartilhada o problema está relacionado ao modelo que estamos tentando usar na API da OpenAI, pois de acordo com a mensagem de erro: "The model gpt-3.5 does not exist", o terminal está nos informando que o modelo gpt-3.5 não existe.

Dessa forma, recomendo a utilização do mesmo modelo usado pelo professor na aula "Integração via código (Python) e proteção da API Key", em que usamos o modelo GPT-4, o que podemos fazer apenas alterando o módulo declarado no nosso documento main.py, deixando-o da seguinte maneira:

resposta = cliente.chat.completions.create(
        messages=[
                {
                        "role" : "system",
                        "content" :"Listar apenas os nomes dos produtos, sem considerar descrição."
                },
                {
                        "role" : "user",
                        "content" :"Liste 3 produtos sustentáveis"
                }
        ],
        model="gpt-4" #alteração do modelo para gpt-4
)

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Boa tarde, Sarah!

Primeiramente, obrigado por ter me respondido!

Eu testei novamente o terminal com a modificação que você apresentou, e praticamente está acontecendo o mesmo problema mudando o modelo para "gpt-4"

OBS.: Eu acho importante relatar que no site da "OpenAI", não aparece para mim a opção de modelo "gpt-4", conforme mostrado na aula, não sei se as duas coisas podem estar correlacionadas, mas se puder esclarecer eu ficaria muito grato!

Segue novamente a mensagem no terminal:

PS C:\Users\Usuario\curso_1_openai> & c:/Users/Usuario/curso_1_openai/Scripts/python.exe c:/Users/Usuario/curso_1_openai/main.py Traceback (most recent call last): File "c:\Users\Usuario\curso_1_openai\main.py", line 9, in resposta=cliente.chat.completions.create( ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^ File "C:\Users\Usuario\curso_1_openai\Lib\site-packages\openai_utils_utils.py", line 275, in wrapper return func(*args, **kwargs) ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^ File "C:\Users\Usuario\curso_1_openai\Lib\site-packages\openai\resources\chat\completions.py", line 663, in create return self._post( ^^^^^^^^^^^ File "C:\Users\Usuario\curso_1_openai\Lib\site-packages\openai_base_client.py", line 1200, in post return cast(ResponseT, self.request(cast_to, opts, stream=stream, stream_cls=stream_cls)) ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^ File "C:\Users\Usuario\curso_1_openai\Lib\site-packages\openai_base_client.py", line 889, in request return self._request( ^^^^^^^^^^^^^^ File "C:\Users\Usuario\curso_1_openai\Lib\site-packages\openai_base_client.py", line 980, in _request raise self._make_status_error_from_response(err.response) from None openai.NotFoundError: Error code: 404 - {'error': {'message': 'The model gpt-4 does not exist or you do not have access to it. Learn more: https://help.openai.com/en/articles/7102672-how-can-i-access-gpt-4.', 'type': 'invalid_request_error', 'param': None, 'code': 'model_not_found'}} PS C:\Users\Usuario\curso_1_openai>