3
respostas

[Dúvida] Problema na execução do WSL

Após a instalação do WSL via Powershell, reiniciei a máquina e fui abrir o WSL pelo Ubuntu e aparece o seguinte problema:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Estou pesquisando o erro, alguns dizem ser a questão da instalação não ter sido no diretório C:, mas ainda não econtrei como solucionar, vou deixar o post aqui enquanto procuro a solução

Update:

Tentei desinstalar o Ubuntu e reinstalar, ao fazer isso, acontece o seguinte:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Olá, Vinicius!

O erro que você está enfrentando, "0x80071772", indica que o arquivo especificado está criptografado e o usuário não tem a capacidade de descriptografá-lo. Isso pode ocorrer se a instalação do WSL ou do Ubuntu estiver em um diretório criptografado ou se houver algum problema com permissões.

Aqui estão algumas sugestões para resolver o problema:

1. Verifique o diretório de instalação: Certifique-se de que o WSL e o Ubuntu estão instalados em um diretório que não está criptografado. O ideal é que estejam no diretório padrão do sistema (geralmente no drive C:).

2. Desative a criptografia de arquivos:

• Navegue até o diretório onde o WSL ou o Ubuntu estão instalados.
    • Clique com o botão direito na pasta, vá em "Propriedades".
    • Na aba "Geral", clique em "Avançado".
    • Desmarque a opção "Criptografar conteúdo para proteger os dados" e aplique as alterações.
  3. Execute como administrador: Sempre execute o PowerShell ou o prompt de comando como administrador ao instalar ou configurar o WSL.

4. Reinstale o WSL:

• Desinstale o WSL e o Ubuntu.
    • Reinicie o computador.
    • Instale novamente usando wsl --install no PowerShell como administrador.
  5. Atualize o Windows: Certifique-se de que seu Windows está atualizado, pois atualizações podem corrigir problemas de compatibilidade.

Bons estudos!

Olá Lucas!

Então, citando por cada tentativa de solução:

"Verifique o diretório de instalação:" Li na internet que ao usar o comando wsl --install, ele automaticamente é instalado no diretório C:, que é onde se encontra meu Windows

Desative a criptografia de arquivos: Não consegui realizar essa descriptografia, pois quando tento entrar no diretório de instalação do Ubuntu, ele meio que não permite de forma comum, já que ele é um APP do próprio Windows pelo que parece

Execute como administrador: Sempre faço, sempre

Atualize o Windows: Está atualizado

Reinstale o WSL: To tentando e sempre continua dando erro

Boa noite, Vinicius! Tudo certo?

Eu estava com o mesmo problema e consegui resolver ativando a virtualização na BIOS do pc. O caminha varia para cada máquina mas para mim foi assim: Advanced CPU settings > SVM Mode > Enabled

Espero ter ajudado a tempo hahahahah