1
resposta

[Dúvida] Problema na configuração do App Distribution

Estava vendo a aula de como configurar o Codemagic para enviar os builds de teste para os testadores.

Fiz relativamente igual mas no meio de processo comecei a tomar um monte de erro que não estava descrito na vídeo aula.

Olhando os foruns e os logs dos erros, me disseram que precisava fazer a configuração do Firebase na minha aplicação com o comando
"flutterfire configure"

Precisaria concordar com um termo de IAS (Internal App Sharing),que fica dentro do console do Google Play Console, na seção Teste e lancar -> Teste-> Compartilhamento interno de apps (Aqui ele apareceu um grupo de Testadores com o nome diferente do que foi configurado no Firebase, como mostrado na aula).

Precisaria tambem ir lá no Firebase, ir lá no desenho da engrenagem e clicar em Integrações e depois ir em Google Play, pra poder vincular meu app com o Firebase.

Tudo isso para apenas conseguir fazer o upload no App Distribution e mesmo assim no final das contas tomei o seguinte erro:
"== Publishing artifacts ==

Publishing artifact app-prd-release.aab
Publishing artifact mapping.txt

firebase appdistribution:distribute /Users/builder/clone/build/app/outputs/bundle/prdRelease/app-prd-release.aab --app 1:632096719690:android:d9ff871fedcd8810b077b3 --groups Testers

Error: "This app is not published in the Google Play console." "

Detalhe é que minha aplicação ainda não está lançada oficialmente na Play Store. E pelo visto é obrigatório ter uma aplicação publicada lá antes de conseguir fazer essa configuração de faixa fechada.

Sinceramente não sei mais o que fazer para obter êxito no processo. Já gastei 193 minutos de processamento e estou com medo de estourar os 500 tentando achar o problema.

Alguém poderia me ajudar?

1 resposta

Olá, Bruno, como vai?

Em alguns cenários, o Firebase App Distribution integrado com a Play só passa a funcionar depois que o app já existe de forma válida na Google Play Console. Quando falo em existir, não necessariamente significa estar disponível publicamente, mas ter passado pelo primeiro envio manual para inicializar o ciclo do aplicativo.

O Internal App Sharing e a vinculação entre Firebase e Play Console tendem a funcionar melhor depois que essa primeira versão já foi criada. Antes disso, a API da Play pode não reconhecer o app como publicável, o que acaba gerando mensagens como essa indicando que o aplicativo ainda não está publicado.

Talvez valha a pena considerar subir um App Bundle manualmente, mesmo que seja uma versão mais simples e sem intenção de lançamento oficial. Em muitos casos, esse primeiro envio serve apenas para "destravar" o restante do pipeline. Depois disso, o fluxo automatizado com Codemagic e Firebase costuma se comportar de forma mais previsível, reduzindo esse tipo de bloqueio durante a distribuição.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado